Foram 120 startups que se candidataram ao programa de aceleração de negócios relacionados com a atividade desportiva. As candidatas provêm de 17 países, entre os quais Portugal, e as selecionadas poderão receber um investimento de até 350 mil euros, para implantarem o seu projeto.
SportBoost é o acelerador de startups ligado ao mundo do desporto fundado por Iker Casillas que, em parceria com o hub de inovação aberta da Telefónica, Wayra, vai levar a cabo o primeiro programa de aceleração de empresas de inovação na área desportiva.
Na primeira edição da iniciativa inscreveram-se 120 startups de 17 países, designadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Hungria, Itália, México, Malta, Reino Unido, e Portugal.
O objetivo desta iniciativa é apoiar e promover as empresas de tecnologia desportiva mais inovadoras a nível internacional. Para isso, a SportBoost e a Wayra investirão até 700.000 euros, em conjunto, ou até 350.000 euros individualmente nas startups selecionadas.
Nesta primeira chamada, foram apresentadas soluções que abrangem áreas como gestão e organização de eventos, engajamento de fãs, performance, wearables, IA e análise de dados, bem-estar, Web 3, Blockchain e sustentabilidade.
O comitê de especialistas da SportBoost e Wayra vai agora avaliar as 120 startups apresentadas para começar a fazer a seleção e fazer investimentos futuros nas empresas que oferecem maior potencial de crescimento.
Além do investimento financeiro e a colaboração ativa de Iker Casillas nos eventos de promoção que serão organizados, as startups selecionadas terão à sua disposição uma ampla rede de mentores composta por renomados atletas profissionais e acesso ao ecossistema dentro do mundo do desporto, contribuindo para o seu posicionamento e conectando-as com diferentes investidores, entidades desportivas, clubes, entre outros.