O Programa de Aceleração Blue Bio Value está à procura de ideias com potencial para serem transformados em novos negócios na área dos recursos marítimos e que resultem no desenvolvimento da bioeconomia de forma sustentável. O período de candidaturas decorre até ao dia 19 de agosto e os interessados poderão submeter os seus projetos em www.bluebiovalue.pt.
A iniciativa conjunta da Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian visa atrair projetos e ideias que representem uma oportunidade de negócio ao longo da cadeia dos biorrecursos marinhos, incluindo biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis e cuja exploração resulte num impacto positivo no desenvolvimento da atividade sustentável do oceano.
as Inscrições para o Programa de aceleração Blue Bio Value encontram-se abertas até 19 de agosto
O Blue Bio Value é um programa internacional de aceleração de projetos e startups ligadas à economia do mar. A iniciativa visa atrair projetos e ideias e transformá-las em oportunidades de negócio ao longo da cadeia de valor dos biorrecursos marinhos, incluindo biotecnologia, e que tenham como solução o desenvolvimento de produtos ou serviços sustentáveis, integrados em negócios viáveis.
Com este Programa, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian unem esforços para contribuir para que Portugal se torne num polo internacional relevante e inovador no desenvolvimento da mais inovadora bioeconomia marinha, promovendo também uma utilização mais sustentável do oceano.
O anúncio das candidaturas vencedoras será no dia 31 de agosto e a primeira edição do programa terá início no dia 25 de setembro. Os critérios de seleção deverão ter em conta três aspetos fundamentais:
- Forte componente científica e tecnológica;
- Alto valor acrescentado;
- Enquadramento na bioeconomia azul.
O Programa terá a duração de 8 semanas, ao longo das quais, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fábrica de Startups, a Bluebio Alliance e a Faber Ventures, irão apoiar as empresas participantes a validar a tecnologia desenvolvida e adquirir competências de gestão, criando assim as bases para o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e que forneçam um mercado global.
A edição deste ano está focada na busca de soluções para 4 desafios principais:
- Como alimentar uma população crescente
- Alterações climáticas e redução de emissões de CO2
- Escassez de recursos e redução/substituição de plásticos
- Soluções de bem-estar para uma população mais envelhecida
O Programa Blue Bio Value pretende ainda tirar partido da crescente emergência de Portugal como um local de eleição para atrair startups / empresas e empreendedores inovadores, como tem acontecido em particular nas áreas de IT e Web.
A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian assumiram o compromisso de investir, pelo menos, 1 milhão de euros nos três anos de implementação do programa Blue Bio Value e pretendem acelerar entre 10 e 20 empresas portuguesas e estrangeiras por ano.