Acredita Portugal anuncia os 60 selecionados para o programa de aceleração

Foto de Concurso Banco Montepio Acredita Portugal

Programa de aceleração promovido pelo Banco Montepio e pela Acredita Portugal anunciou as startups selecionadas para a primeira fase do programa. A iniciativa dá continuidade ao antigo concurso promovido pelas duas instituições que desta vez, na sua 12.ª edição, traz novos moldes e diferentes momentos direcionados a startups em estágio inicial ou maduro.

Das 3257 inscrições no programa de aceleração foram agora selecionadas as 60 startups inovadoras que prosseguem na corrida da 12ª edição do programa de aceleração Banco Montepio Acredita Portugal. Esta é uma iniciativa criada pela Associação Acredita Portugal e pelo Banco Montepio que conecta startups a diversos atores do ecossistema empreendedor e de inovação, através da mentoria de algumas das maiores empresas do país.

Nesta edição, o programa vai dividir-se em dois processos. Um deles será direcionado a startups que se encontram ainda num estágio inicial, early stage, composto por ferramentas que as permitam evoluir. Um outro processo direciona-se para ideias já numa fase madura, growth stage, em que o foco será a criação de atividades que permitam a estes projetos crescer no mercado e alcançar novos clientes.

“Este ano o programa visa gerar oportunidades para as startups, de modo que possam testar as suas inovações, em parceria com as empresas, de acordo com cada vertical de inovação”, explica Miguel Queimado, fundador e responsável da Associação Acredita Portugal.

Este programa lusófono obteve inscrições de 27 países, provenientes de todos os continentes. Além de Portugal, Brasil, Angola e outros países de língua portuguesa, contaram também com soluções provenientes dos Estados Unidos, Venezuela, Índia e Austrália, e dos europeus Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha. Os projetos selecionados dividem-se entre diferentes verticais de inovação, tais como mobilidade, cidades inteligentes, gestão de águas, impacto social e tecnologia de informação.

A partir deste momento, seguem-se as fases Ignition e Pitch Day, que permitem selecionar as startups para o programa de aceleração intensivo, a partir do dia 29 de setembro. Neste momento, os projetos com maior potencial irão conectar-se com mentores, investidores e atores do ecossistema, que os ajudarão a impulsionar o seu desenvolvimento, tais como as empresas Banco Montepio, Brisa, KCS IT, Gaiurb e Águas de Gaia. A revelação dos vencedores e a entrega de prémios ocorre no dia 19 de novembro.

Até ao momento, o Banco Montepio e a Associação Acredita Portugal já apoiaram mais de 100 mil equipas, em diversas áreas, 23% da quais criaram um protótipo viável logo a seguir ao programa, 25% dos projetos conseguiram apoios de vários canais de financiamento, 73% tiveram até 100.000€ de faturação, um ano após a sua participação, e foi angariado um financiamento total aproximado de 68 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven + 13 =