A Allianz Global Investors (AllianzGI), uma das principais gestoras de investimentos ativos do mundo, atribuiu o primeiro Impact Research Award, um galardão que visa destacar a importância da investigação académica independente na análise e medição do investimento de impacto. Este tipo de investimento procura gerar benefícios ambientais ou sociais, simultaneamente com retornos financeiros, sendo central na estratégia da AllianzGI para os mercados privados.
O prémio foi atribuído à professora associada Taren Sanders, da Universidade Católica Australiana, pelo seu estudo An umbrella review of the benefits and risks associated with youths’ interactions with electronic screens, que aprofunda os efeitos da utilização de ecrãs na educação e na saúde de crianças e adolescentes. Sanders conclui que o impacto depende menos do tempo de exposição e mais da forma como os ecrãs são usados e supervisionados.
Matt Christensen, Diretor Global de Investimento Sustentável e de Impacto da AllianzGI, sublinhou que este prémio pretende fomentar a investigação em áreas prioritárias, melhorando os processos de seleção de investimentos e ampliando o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela gestora.
Relatório de sustentabilidade reforça compromisso para 2025
Paralelamente, a AllianzGI divulgou o seu Sustainable Investing and Stewardship Report 2024, evidenciando os progressos na integração da sustentabilidade. Entre os principais destaques do ano passado está um património de 222 mil milhões de euros alocados em estratégias sustentáveis e de impacto, e também o lançamento da estratégia de Impact Private Credit, que, em 2024, arrecadou 560 milhões de euros no seu primeiro fecho.
O relatório também aponta as aspirações para 2025, mantendo o compromisso de oferecer soluções que respondam aos objetivos de sustentabilidade dos clientes e reforcem o valor tangível do investimento sustentável.