A GuestReady, empresa líder em gestão de Alojamento Local em Portugal, anuncia um crescimento de 18% no número de reservas no primeiro trimestre de 2024, totalizando mais de 16 mil reservas. A Páscoa impulsionou a taxa média de ocupação para 75% em março, com os portugueses a liderar as reservas, seguidos pelos turistas franceses e espanhóis.
No primeiro trimestre deste ano, a GuestReady, plataforma de gestão de Alojamento Local em Portugal e na Europa, registou um aumento significativo no número de reservas, atingindo mais de 16 mil reservas nas mais de 1.300 unidades de alojamento sob sua gestão no país. Este crescimento de 18% em relação ao período homólogo do ano anterior, reflete uma tendência de reservas mais longas, com uma duração média de 4,7 dias.
Apesar da crise económica global, os preços das estadias aumentaram ligeiramente, especialmente em Lisboa, onde se mantêm valores mais elevados. A taxa média de ocupação nacional permaneceu estável em cerca de 67%, com Lisboa e Porto registando as taxas mais altas, aproximando-se dos 80%.
A Páscoa destacou-se como o período com maior procura por Alojamento Local, impulsionando a taxa de ocupação para 75% em março, com os espanhóis representando mais de 40% dos hóspedes durante esta época.
Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal, destaca o crescimento da procura com a chegada do bom tempo, apesar de um abrandamento comparado ao período da Páscoa de 2023, atribuído à redução do poder de compra na zona euro.
Apesar das incertezas políticas, Rui Silva mantém-se otimista para os próximos meses, com uma crescente procura interna de portugueses e interesse contínuo dos estrangeiros em visitar Portugal, reconhecendo-o como um destino seguro e atrativo a preços competitivos.