Apenas 10% das Empresas Dominam a Inteligência Artificial Generativa

Foto de Freepik

Um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) revela que apenas 10% das empresas estão a capitalizar plenamente a Inteligência Artificial (IA) Generativa e a liderar a expansão desta tecnologia em toda a sua organização. Segundo o relatório “What GenAI’s Top Performers Do Differently”, realizado em conjunto com mais de 150 executivos seniores de 10 setores a nível global, cerca de 90% das empresas ainda não dominaram esta ferramenta tecnológica emergente.

Das empresas analisadas, 40% ainda não adotaram qualquer ferramenta de IA Generativa, enquanto 50% estão nas fases iniciais de implementação. Por outro lado, as empresas que já operam pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa em toda a organização estão a colher benefícios significativos, incluindo ganhos de eficiência, melhor experiência do cliente e aumento da receita.

A BCG estima que a IA Generativa pode gerar lucros substanciais para as empresas, com potencial para gerar entre 500 milhões e mil milhões de dólares de lucro para uma empresa com uma receita de 20 mil milhões de dólares, especialmente nos primeiros 18 meses de implementação.

Contudo, a incapacidade de adotar e rentabilizar a IA Generativa é atribuída à falta de compreensão sobre como dar os primeiros passos, bem como dúvidas sobre as aplicações mais impactantes para cada setor e as estratégias específicas para uma implementação bem-sucedida.

Apesar das dificuldades na adoção, a Inteligência Artificial Generativa é vista como a tecnologia mais disruptiva dos próximos cinco anos por cerca de 65% dos executivos seniores inquiridos. As áreas de marketing, vendas, operações com clientes e investigação e desenvolvimento tecnológico são apontadas como os grupos onde existe maior potencial para criar valor com esta tecnologia.

Para as empresas que ainda não adotaram a IA Generativa, a BCG destaca quatro passos a seguir: transformar os líderes em atores informados, começar com um pequeno número de aplicações, aproveitar parceiros externos no início e adaptar a liderança às necessidades dos projetos de IA Generativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × five =