Bruno Perin apresenta as quatro maneiras de encontrar inspiração para empreender. Aprenda, motive-se, não pare, e sobretudo tenha uma boa razão para nunca desistir.
De tudo que você quiser fazer da sua vida – e graças a Deus cada vez existem muitas possibilidades – o empreendedorismo é certamente um dos caminhos mais difíceis. Apesar de muitas vezes as histórias de grandes empresários, contadas nos livros e revistas, criarem a ideia de facilidade para alcançar o sucesso.
Essa ideia fantasiosa de ”Glamour Empreendedor” pode ajudar a vender livros e revistas, mas qualquer empreendedor – mesmo os empresários bem-sucedidos – quando começam a levar mais a sério a questão e se movimentam para empreender, “a cobra-fuma”, “o bicho pega”, ou qualquer outra gíria que use para dizer que o trabalho é difícil.
No princípio é muito comum aquele ânimo inicial da ideia maravilhosa e do sonho de a pôr em ação, mas depois surgem as primeiras barreiras e os frutos da ideia inicial tornam-se pequenos face às dificuldades. Nessa altura muitas pessoas ficam com aquele olhar sem rumo se questionando se valerá a pena continuar.
#1 – O REAL MOTIVO
É muito comum ter momentos de desânimo como esse, todos empreendedores já passaram isso e certamente ainda irão sentir abatidos, mesmo quando a ideia já tiver tomado forma. É o resultado da montanha russa empreendedora. No entanto, as pessoas que ficam mais desmoralizadas são aquelas que tinham motivos mais comuns para empreender, como ser livre de chefe, ser milionário, ou até para dizer que é “empreendedor”.
SER LIVRE – A liberdade é muito relativa, mesmo para um empresário, pois o mercado dita as regras.
SER MILIONÁRIO – são muitas as variáveis para isso acontecer.
DIZER QUE É EMPREENDEDOR – É tão efêmero quanto o seu aniversário, no outro dia já é momento de viver a realidade.
Por isso precisa de ter um motivo forte que resolva um problema, além de ter habilidade e talento para ser capaz de o executar. Muitas pessoas nem pensam nisso até estarem de frente com esta situação e perceberem que afinal não têm motivação para o que estão fazendo.
O motivo é o fator mais inspirador que existe. É o que puxa todos os demais para você ter energia para seguir adiante.
#2 – BONS MENTORES
Pessoas que sabem ver os caminhos possíveis e mostram de uma forma que você acredite ser capaz de realizar, geram um ânimo muito forte naqueles que estão desanimados com a realidade. Muitas vezes é justamente isso: não saber o caminho, ou como proceder, que gera esse desalento.
É fundamental essa ponta de esperança, como numa final de campeonato, quando o time que perdia por 2-0 e faz o 2-1. Nessa altura todos sentem que dá para ir mais longe e começam a gerar mais movimento.
Não é surpresa quando você se aproxima de pessoas incríveis e sente que pode muito mais. Na realidade, você passa a poder mesmo. Veja aqui a lista de empreendedores que me inspiram.
#3 – MAIS MOVIMENTO
Estar realizando pequenas ações gera estímulo. Claro que se você está abalado e/ou totalmente perdido é melhorar parar totalmente e refletir, porém, na grande maioria dos casos a energia desaparece porque não há mais movimento e isso funciona como um buraco negro, que o impede de seguir adiante.
A questão é focar em algumas ações e ir fazendo, mesmo que sejam pequenas e poucas, mas são atitudes que geram resultados – mudança – algo como a Lei da Inercia, conhece?
#4 – LIVRO, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS
Não foram poucas as pessoas a dizer que é uma tolice dar atenção a livros ou vídeos motivacionais, mas falar isso é não ter a menor noção da mente humana. Quando vamos um vídeo motivacional, um documentário inspirador, um livro cheio de situações interessantes e boas lições, é natural o cérebro se colocar na situação e isso pode gerar ótimos estímulos.
Na minha fan page, eu vivo sugerindo, principalmente de livros e sempre é muito grande o retorno das pessoas contando algo que fizeram depois de ter tido contato com esse tipo de material.
Devemos sim procurar inspiração neste tipo de meio, porque além de darem ótimas dicas, podem influenciar bastante a nossa energia para tomar atitudes. Eu recorro a isso muitas vezes, aprendendo com as histórias incríveis de startups inovadoras.
INSPIRAÇÃO GERA ATITUDE
A ideia de que empreendedorismo é 1% inspiração e 99% transpiração é uma das ideias mais idiotas de todos os tempos. Sem inspiração a sua transpiração não serve para nada, e é mesmo impossível você ter mais do que 15% de transpiração, tendo apenas 1% de inspiração.
Portanto, leve muito a sério a questão da inspiração ela é um componente importante dessa jornada extremamente desafiadora que é empreender.
Se ainda assim você estiver com medo do fracasso, veja o vídeo abaixo: