Aumenta Interesse dos Consumidores Portugueses por Carne Cultivada

Um estudo recente da YouGov, encomendado pelo Good Food Institute (GFI), revela que mais de 60% dos consumidores portugueses estão dispostos a experimentar carne cultivada, com quase um terço a considerar substituir parte da carne que consome atualmente por esta alternativa inovadora.

A carne cultivada é produzida em biorreatores, semelhantes aos fermentadores usados na produção de cerveja, em vez de ser proveniente da criação de animais e os defensores dizem ter textura e sabor igual à carne habitual. Esta forma de produção tem o potencial de responder à crescente procura por proteína, reforçar a segurança alimentar e reduzir significativamente o impacto ambiental, nomeadamente as emissões de gases com efeito de estufa, a desflorestação e a resistência aos antibióticos.

O estudo, que envolveu a participação de diversos consumidores portugueses, revelou que 63% dos inquiridos experimentariam carne cultivada se esta estivesse disponível em Portugal, e 27% substituiria alguma da carne que consome atualmente por carne cultivada. Em contraste, 25% dos inquiridos afirmaram que nunca experimentariam esta alternativa.

Helen Breewood, Research & Resource Manager do Good Food Institute Europe, destaca que “a curiosidade dos consumidores portugueses em relação à carne cultivada oferece uma solução promissora para produzir alimentos de forma mais eficiente e sustentável. À medida que cresce a sensibilização para os desafios do sistema alimentar atual, Portugal tem uma oportunidade única para apoiar este setor emergente com investimentos públicos, criando novos empregos e preparando a economia para o futuro.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty + 15 =