A startup portuguesa que desenvolveu cacifos inteligentes disponíveis em espaços urbanos e que podem ser abertos através do smatphone foi a escolhida pelo publico do Web Summit entre 131 projetos que estavam em competição
O público do Web Summit, considerou a portuguesa Bloq.it como a startup mais inovadora entre as 131 a concurso na “Blockchain Side Pitch Competition”, promovida pela TAIKAI. A solução tecnológica que disponibiliza cacifos em locais como praias, espaços urbanos, centros comerciais ou festivais, arrecadou 775 votos num processo de votação levada a cabo com moedas virtuais, através da plataforma Taikai.
A competição lançada pela organização do Web Summit foi promovida pela Taikai, a plataforma portuguesa de dinheiro virtual, e consistiu em atribuir a cada “eleitor” 100 moedas virtuais KAI para distribuir pelas startups que, na sua ótica, apresentavam soluções mais inovadoras.
Para as dezenas de pessoas que participaram nesta iniciativa, a Bloq.it foi a solução vencedora, seguida das startups Tagspace, Aarim (Magva Tecnologia), Nutrix e Bippit. No total, foram distribuídas 2310 KAI’s pelos 131 que estavam em competição.
“Este é o nosso primeiro ano de atividade e quisemos aproveitar o maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa para fazer uma demonstração prática da nossa plataforma e dos problemas que procura resolver. Fazemos um balanço muito positivo desta iniciativa que permitiu dar voz às pessoas que puderam, assim, votar nas suas ideias preferidas”, afirma Mário Alves, fundador e CEO da Taikai.
Ao ser eleita a startup mais inovadora pelo público do Web Summit, a Bloq.it recebe 1.500€ em serviços de mentoria e espaço da sociedade tecnológica Bright Pixel. O melhor votante, selecionado com base na rapidez e peso (número de KAI’s atribuídos a uma só startup) com que identificar a melhor startup, recebe uns Airpods Apple.
“Estamos muito felizes por vencer esta competição. Foi a primeira vez que participámos no Web Summit e obter este tipo de exposição significa muito para nós. Especialmente sabendo que os votos vieram do público do evento, o que prova que estamos no caminho certo”, exalta Miha Jagodic, cofundador e CEO da Bloq.it.
A Bloq.it, fundada em 2019 e lançada ao mercado no passado mês de agosto, acumulou, apenas no primeiro mês, 53.500 minutos de utilização, sendo que os utilizadores guardaram os seus pertences nestes cacifos durante um período médio de 2h43. Ao ter estado presente em locais estratégicos, como as praias dos concelhos de Oeiras e Cascais e festivais, a startup tornou-se conhecida além-fronteiras, registando 51% de utilizadores estrangeiros, de 13 nacionalidades.
O júri do Web Summit, por sua vez, elegeu a Nutrix, uma empresa suíça que está a desenvolver um nanossensor que se coloca nos dentes e que faz a monitorização dos níveis de glicose em tempo real, sem ser preciso recorrer ao uso de agulhas.