BlueTech: Programa de Inovação Impulsiona a Economia Azul

Foto de Freepik

O programa BlueTech Innovation regressa após a primeira edição em 2019, com candidaturas abertas para dois programas de inovação aberta. Desenvolvido pela consultora Beta-i em parceria com o Fórum Oceano, este projeto integra o Portugal Blue Digital Hub (PBDH) e visa fomentar a transformação digital e sustentável do ecossistema português.

O BlueTech Innovation divide-se em dois pilares: BlueTech Innovation e BlueTech Accelerator. O BlueTech Innovation destina-se a implementar projetos-piloto de tecnologias existentes para resolver desafios reais do setor, através da colaboração entre diversas entidades. Por outro lado, o BlueTech Accelerator foca-se em desenvolver novas soluções tecnológicas para desafios que ainda não têm resposta.

Com candidaturas abertas para dois programas, um com o Instituto Hidrográfico e outro com o Porto de Lisboa, o BlueTech Innovation pretende garantir um impacto transversal na Economia Azul, envolvendo portos, organizações e empresas do setor.

O programa com o Instituto Hidrográfico visa testar tecnologias como software avançado com Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para melhorar a precisão do posicionamento de dispositivos móveis em zonas marítimas, criação de aplicações de visão por computador para ambientes com limitações de navegação por satélite e software de processamento de dados para facilitar a tomada de decisão. O programa BlueTech TagusInnov, desenvolvido com o Porto de Lisboa, aborda desafios no turismo náutico, como gestão de resíduos e poluição, segurança marítima, comunicação e simplificação burocrática.

O objetivo do BlueTech Innovation é contribuir para uma nova economia do mar, moderna e baseada em dados e avanços tecnológicos, com um forte compromisso com a sustentabilidade.

As candidaturas estão abertas para startups da União Europeia ou Noruega com protótipos prontos a testar até 2 de julho para o programa com o Instituto Hidrográfico, e até 24 de julho para o TagusInnov. A última abertura de candidaturas está prevista para o final de 2025, como parte do Portugal Blue Digital Hub, financiado pelo Programa de Recuperação e Reforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − five =