O NEST – Centro de Inovação do Turismo anunciou o lançamento da segunda edição do BoostX – ScaleUp Tourism, um programa internacional desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal e a NOVA Medical School. A iniciativa visa apoiar empresas inovadoras focadas num turismo mais seguro, saudável e sustentável. As candidaturas estão abertas até 31 de março de 2025 e podem ser submetidas online.
O programa BoostX desafia startups e empresas com soluções inovadoras para o setor do turismo a acelerarem os seus modelos de negócio e expandirem a sua presença no mercado. Além de oferecer apoio estratégico, a iniciativa aposta na qualificação de produtos e serviços, na otimização operacional e na adaptação a novas exigências do setor.
Segundo Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, esta é uma oportunidade única para startups que procuram escalar soluções inovadoras: “O BoostX – ScaleUp Tourism concretiza um duplo desígnio do turismo português: ser uma referência internacional de excelência enquanto destino e também um polo de inovação global.”
Fases do Programa e Benefícios
O programa divide-se em duas fases, por um lado o Bootcamp Intensivo (Innovation Days) – As cinco startups finalistas participarão num programa de 50 horas, ministrado por especialistas da Universidade NOVA. Este módulo, avaliado em 10 mil euros por empresa, proporciona formação imersiva e colaborativa em Portugal.
Na segunda fase, durante o Exponential Education Program – As empresas terão acesso a um curso executivo avançado, avaliado em 25 mil euros por empresa, com especialistas em crescimento empresarial e inovação.
Além disso, os três melhores participantes terão a oportunidade de integrar a Web Summit 2025 e beneficiar de seis meses de incubação no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica no Estoril, proporcionando um suporte contínuo ao crescimento dos seus negócios.
As candidaturas estão abertas até 31 de março de 2025, e podem ser submetidas no site oficial do programa.