O CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a empresa brasileira DESAER – Desenvolvimento Aeronáutico, firmaram um Acordo de Joint-Venture para o desenvolvimento, industrialização e comercialização de uma aeronave de transporte leve.
O aparelho ATL-100 é uma aeronave de uso civil e militar, com configurações para o transporte de passageiros (até 19 pessoas) ou para carga (até 2,5 toneladas), com o objetivo de servir de transporte regional e em regiões remotas, necessitando de pouco apoio de infraestrutura no solo e com capacidade de aterrar em pistas curtas e não pavimentadas.
A fase de desenvolvimento do projeto terá a participação do CEIIA, entidade que desenvolve e opera produtos relacionados com mobilidade aeronáutica e será executada em 3 anos, seguida das fases de industrialização e comercialização.
Em todas as fases, o projeto vai ser executado por profissionais portugueses e brasileiros em infraestruturas localizadas em Portugal e no Brasil pela DESAER, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aeronaves de diversas tipologias.
O desenvolvimento do ATL-100 terá como alicerce o foco na
sustentabilidade, não só pela aplicação de tecnologias menos poluentes em seus
componentes, mas, também, pela perspetiva de utilização, no futuro, de novas
tecnologias como motores elétricos.
Com esta parceria, o CEIIA e a DESAER agregam competências complementares do
setor aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de representar um importante projeto
de inovação tecnológica, gerando receita e emprego em ambos os países.