Centro de Investigação para a Sustentabilidade distinguido com Prémio Sustentabilidade

CIS, em Odemira, recebe Prémio Sustentabilidade pelo seu contributo para a eficiência hídrica e inovação na produção agrícola sustentável.

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Brás de Oliveira (INIAV), Catarina Campos (Driscoll's), Nuno Canada (INIAV), Joel Vasconcelos (Lusomorango), Ana Fernandes (Maravilha Farms) e Bruno Santos (BASF).

O Centro de Investigação para a Sustentabilidade (CIS), localizado no Polo de Inovação da Fataca, em Odemira, foi reconhecido com o Prémio Sustentabilidade, atribuído pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) na VI Gala Viva Frutas & Legumes.

Este laboratório pioneiro, dedicado à produção agrícola sustentável, com enfoque nos pequenos frutos, resulta de uma parceria entre a academia e o setor agrícola, envolvendo a Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos, Driscoll’s, Maravilha Farms e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Para Joel Vasconcelos, diretor-geral da Lusomorango, esta distinção reforça o papel do CIS como um ativo estratégico para o setor agrícola, promovendo soluções inovadoras para a produção sustentável e a gestão eficiente da água. Criado em 2023, o centro já demonstra impacto positivo na investigação aplicada, contribuindo para a resiliência e sustentabilidade dos processos produtivos.

Sustentabilidade e inovação na produção agrícola

O CIS tem como missão produzir conhecimento científico que auxilie os agricultores no uso eficiente da água e na integração de sistemas biológicos que minimizem ameaças à produção. Mais do que um espaço de investigação, o centro aposta na partilha de conhecimento com a comunidade local e com o setor agrícola a nível nacional e internacional.

O Prémio Sustentabilidade reconhece o trabalho do CIS na redução da necessidade de rega sem comprometer a qualidade e quantidade da fruta produzida, um avanço significativo para a eficiência hídrica e a sustentabilidade agrícola.

A cerimónia decorreu no Pavilhão Multiusos de Alcobaça, onde foram também apresentados projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da agenda Terra Futura, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − 13 =