“Se está à procura de um novo desafio em 2023, agora é a altura de aproveitar”, defende Alistair Cox, CEO da Hays, a maior empresa mundial em soluções de mão-de-obra e recrutamento. Em comunicado à Imprensa, o responsável da empresa de gestão de recursos humanos explicou que o mercado de trabalho apresenta oportunidades muito atrativas para alguns setores-chave.
Apesar dos desafios económicos enfrentados por muitos países, os mercados de trabalho em todo o mundo continuam a registrar altos níveis de emprego, oferecendo oportunidades em setores-chave para profissionais que procuram novos desafios. Essa é a mensagem do CEO da Hays, Alistair Cox, que destaca a importância de os candidatos se sentirem confiantes para alcançar os seus objetivos de carreira.
Num comunicado aos media, Cox ressaltou que, embora a incerteza económica pudesse ter desencorajado alguns profissionais a redefinir as suas metas, o panorama atual revela que existem muitas oportunidades de trabalho interessantes para aqueles que desejam desenvolver-se profissionalmente.
Um dos setores em destaque é o da tecnologia, impulsionado pela aceleração da transformação digital durante a pandemia. De acordo com Alistair Cox, a procura por competências tecnológicas continua alta em todos os níveis.
“Independentemente da organização, todos nós precisamos de conhecimentos e soluções para melhorar as nossas empresas. Os data analysts são imprescindíveis para dar essas respostas e, por isso, são muito procurados. Outras organizações estão a implementar novos sistemas para impulsionar as vendas ou tornarem-se mais eficientes. Por conseguinte, são necessários DevOps, bem como pessoas acreditadas em grandes sistemas de software, como Salesforce, Workday, Dynamics ou SAP, por exemplo.”
Outro setor promissor é o de contabilidade e finanças. Com muitas organizações projetando aumentos salariais e planos robustos de contratação em 2023. Diretores financeiros, analistas financeiros e controladores financeiros estão entre as funções mais procuradas. A otimização de custos, o planeamento financeiro e a segurança empresarial tornaram-se prioridades para navegar em tempos económicos desafiadores.
“Todas as empresas precisam de uma equipa financeira forte. Para além de garantirem o equilíbrio das contas, os profissionais das finanças têm de contribuir com conhecimentos, identificar tendências e saber onde se encontram as ineficiências ou as oportunidades de crescimento. Uma equipa financeira forte é mais influente do que nunca e, se o mundo se tornar mais difícil, as organizações precisarão dessas competências para navegar em águas turbulentas.”
A construção e o setor imobiliário também apresentam boas perspetivas de emprego. De acordo com os Guias Salariais anuais da Hays US e da Hays Canada, avaliadores, gestores de projetos, superintendentes e programadores estão entre as funções mais procuradas em 2023. Com uma ampla variedade de oportunidades profissionais, desde eletricistas até a cargos de gestão, o setor continua a ser uma indústria com uma procura significativa de talentos.
A crescente preocupação com a sustentabilidade tem também impulsionado a procura por profissionais qualificados nesse campo. Questões ambientais, sociais e de governança estão a tornar-se cada vez mais importantes para as organizações, levando à popularidade de funções como a de gestor de sustentabilidade, por exemplo. Alistair Cox enfatizou que os profissionais que procuram empregos “verdes” não devem preocupar-se com a falta de experiência, uma vez que as competências transferíveis, como a resolução de problemas, pensamento analítico e mentalidade criativa, são altamente valorizadas.
No setor das ciências da vida, há um crescente número de oportunidades em todo o mundo, especialmente para cientistas de pesquisa e associados de pesquisa clínica, tanto no setor público quanto no privado. Com uma população cada vez mais idosa e procurando um estilo de vida saudável, a demanda por produtos e serviços na indústria farmacêutica, tecnologia médica e cuidados de saúde continua a aumentar.
Cox enfatizou que a escassez de competências em muitos desses setores está a impulsionar a subida dos salários, o que pode atrair profissionais qualificados em busca de novas oportunidades.
No comunicado, Alistair Cox concluiu incentivando os profissionais a abraçarem as mudanças e a continuarem a aprender e crescer nas suas carreiras. “Tivemos de nos adaptar a muitas mudanças nos últimos anos e todos conseguimos ultrapassá-las. Por isso, um brinde a 2023 e, mais uma vez, à demonstração dessa resiliência para nos desenvolvermos na nossa vida profissional. Afinal de contas, nunca devemos parar de aprender e crescer”.
A mensagem de otimismo do CEO da Hays destaca a importância de os candidatos aproveitarem as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho global, que continua a reinventar-se, oferecendo espaço para crescimento e desenvolvimento profissional em diversas áreas.