Os ciberataques são cada vez mais frequentes, perigosos e complexos. Torna-se, assim, importante que as empresas revejam as suas políticas de segurança da informação para se manterem protegidas deste tipo de ataques, que muitas vezes se revelam desastrosos e causam danos irreversíveis.
Para marcar o dia Mundial da Internet (17 de maio), Pedro Pereira, IT Diretor do Grupo Your, partilha no Empreendedor, cinco dicas importantes para ajudar a sua empresa a manter os dados mais seguros.
1 – Ensinar os utilizadores a detetar e a evitar os perigos
Quando lidamos com ameaças de cibersegurança, educar e alertar os utilizadores para os potenciais perigos é fundamental para criar uma primeira linha de defesa mais sólida. Até as mais sofisticadas soluções de proteção podem ser comprometidas com um simples clique numa hiperligação de um e-mail que, à primeira vista, pode parecer insuspeito. Desta forma, é fundamental que todos os utilizadores conheçam os perigos de visitar sites de origem duvidosa, abrir ficheiros de origem desconhecida, ou partilhar informação pessoal com desconhecidos (ex.: password).
2 – Definir políticas de password seguras
Uma boa prática será criar passwords que contenham, pelo menos, 10 caracteres, incluindo números, símbolos, maiúsculas e minúsculas, devendo ser alteradas regularmente. As passwords devem ser pessoais, intransmissíveis e não devem estar escritas em locais de fácil acesso ou visibilidade.
3 – Fazer backups da informação importante
A implementação de uma boa política de backups pode literalmente salvar a sua empresa, não só no caso de ciberataques, mas também em casos de desastre natural ou roubo. Faça backups (ou cópias de segurança) regulares de toda a informação importante para a empresa e, se possível, mantenha uma cópia desses backups fora das instalações da empresa. Com os preços de armazenamento em cloud cada vez mais acessíveis, esta pode ser uma boa solução.
4 – Manter os equipamentos com as mais recentes atualizações de segurança
Os hackers podem entrar na sua rede informática através de aplicações ou equipamentos com versões de software desatualizadas que possam conter vulnerabilidades conhecidas. É por importante instalar as mais recentes atualizações de aplicações, sistemas operativos ou firmware de equipamentos como routers ou switchs de rede.
5 – Usar uma boa solução de antivírus
Uma boa solução de antivírus é uma das melhores formas de proteger a sua informação. Antes de escolher o software, faça uma boa pesquisa e veja o que mais se adequa às necessidades da sua empresa.