A Cleanwatts e a Associação Académica de Coimbra – OAF firmaram uma parceria inovadora para a criação de uma Comunidade de Energia no Estádio Cidade de Coimbra, um projeto que promove a transição energética, a sustentabilidade e a inclusão social na cidade. Com uma potência de 1,9 MW, esta instalação gerará quatro vezes a energia que consome, evitando a emissão anual de 680 toneladas de CO₂ e reduzindo a tarifa de eletricidade do clube em mais de 30%.
Este projeto permitirá a adesão de mais de 1700 membros, incluindo 230 famílias de bairros sociais, escolas e infraestruturas locais, oferecendo-lhes acesso a tarifas reduzidas. A Cleanwatts e a Associação Académica também instalarão sistemas energéticos no Centro de Treinos Academia Briosa XXI e no Pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho, somando uma potência de 400 kWp e evitando a emissão de 155 toneladas de CO₂ por ano.
“Estamos determinados em reduzir os custos energéticos e a pegada ambiental, proporcionando benefícios económicos reais para famílias e instituições locais,” afirma José Basílio Simões, Cofundador da Cleanwatts. Miguel Ribeiro, Presidente da Associação Académica de Coimbra – OAF, sublinha o impacto social e ambiental deste projeto, reforçando o papel do clube na democratização do acesso à energia sustentável.