Cleanwatts e Universidade de Coimbra Impulsionam Investigação em Transição Energética e Digital

Na foto: Assinatura do protocolo entre a Cleanwatts e a Universidade de Coimbra

A Cleanwatts e a Universidade de Coimbra (UC) anunciaram a assinatura de um protocolo de colaboração visando impulsionar parcerias de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no campo da Transição Energética aliada à Transição Digital. O acordo possibilitará a realização de projetos de I&D, estágios, trabalhos de investigação de final de curso, teses de mestrado e doutoramento, bem como candidaturas a programas de incentivo focados em I&D.

A parceria está inserida nos programas UC Factory Academy e Cleanwatts Academy, contando com o apoio do Cleanwatts Living Lab, um laboratório vivo que conecta pessoas e tecnologia para o desenvolvimento de soluções aplicadas às Comunidades de Energia do futuro.

Uma comissão de acompanhamento, composta por representantes da UC e da Cleanwatts, será responsável por definir, coordenar e acompanhar anualmente o plano de atividades. Planos de intervenção específicos serão formalizados para cada área e domínio de colaboração.

A Cleanwatts, pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, foca-se na produção local, limpa e descarbonizada de energia. As CER integram diversos membros, incluindo entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios e cidadãos, visando proporcionar energia mais acessível, especialmente a famílias economicamente vulneráveis.

Luísa Matos, Chief Innovation and Product Officer e co-fundadora da Cleanwatts, destaca que a parceria permitirá acolher alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento na Cleanwatts Academy, contribuindo para desenvolver teses de investigação aplicadas aos desafios atuais e futuros.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, elogia a parceria, sublinhando a importância de unir a produção e transferência de conhecimento à sociedade, além do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, onde a transição energética desempenha um papel crucial. Falcão acredita que o acordo será frutuoso para ambas as partes, impulsionando a missão da universidade em contribuir para um futuro mais sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + four =