Empresa portuguesa participa em iniciativa para otimizar a rede local britânica e reforçar a independência energética do país.
A Cleanwatts, líder portuguesa na digitalização de energia, está a reforçar a sua presença internacional ao participar no projeto Community DSO, uma colaboração com a Northern Powergrid, TNEI e LCP Delta, que visa transformar a eficiência energética e a rede local do Reino Unido. A Cleanwatts integra o Consórcio Condor, liderado pela Electric Places CIC, sendo um dos parceiros-chaves no primeiro ensaio desta iniciativa.
O objetivo do Consórcio Condor é explorar a flexibilidade de baixa tensão e promover soluções inovadoras na gestão de redes energéticas, mercados de energia e inclusão dos consumidores. A Cleanwatts irá fornecer ferramentas de digitalização para otimizar centrais elétricas virtuais e sistemas de flexibilidade energética no mercado britânico.
“Estamos entusiasmados por introduzir o nosso sistema de otimização local no mercado britânico. Com a nossa tecnologia, podemos criar mais eficiência nos sistemas energéticos locais e aumentar as poupanças para os consumidores,” afirma Luísa Matos, CEO da Cleanwatts.
O projeto Community DSO, financiado pela Ofgem, visa capacitar comunidades de energia renovável no Reino Unido, promovendo a descarbonização local e fortalecendo a independência energética.