A Colt Technology Services anunciou um novo investimento de um milhão de euros em Portugal, ligando dois novos data centres e trazendo a primeira interligação internacional de topo (Tier1) ao país. Este ponto de entrada direto à rede Global IP Transit Backbone and Services posiciona Portugal ao nível dos principais hubs mundiais de telecomunicações, como Frankfurt e Londres.
Com um total de 15 data centres no país e uma rede de 830 km de fibra ótica, a Colt fortalece a sua presença em Portugal, tendo investido mais de 115 milhões de euros até à data. Este novo desenvolvimento permitirá ao país reduzir a latência nas comunicações internacionais, potenciando a sua posição estratégica como porta de entrada para a Europa e outros continentes, graças às estações de amarração de cabos submarinos.
Em 2023, a Colt registou um crescimento significativo em Portugal, com receitas a aumentarem 7%, refletindo a crescente procura por conectividade de alta velocidade e soluções de transformação digital. A sustentabilidade também permanece no centro da estratégia da Colt, com a subsidiária portuguesa a utilizar energia 100% verde no seu data center e a completar a eletrificação da sua frota automóvel.
Carlos Jesus, VP Global Service Delivery e Country Manager da Colt em Portugal, destacou que “Até agora, não havia nenhum ponto de interligação internacional de nível de topo em Portugal. Com o Global IP Transit Backbone and Services, estamos a colocar Portugal no mapa das comunicações internacionais de topo, criando uma clara vantagem competitiva para o país no contexto global”.
Com este novo desenvolvimento, a Colt fortalece a posição de Portugal como porta de entrada para a Europa, América, África e Ásia, impulsionado pela procura de conectividade de alta velocidade e pela transformação digital das empresas.