A Comand AI, uma plataforma deeptech especializada em defesa e segurança, anunciou uma ronda de financiamento Seed de 8,5 milhões de euros liderada pela Eurazeo e com a participação de investidores existentes, como a Frst, além da entrada da Expeditions Fund e outros parceiros estratégicos.
Fundada em 2023, no contexto da guerra na Ucrânia, a Comand AI tem como principal objetivo desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial (IA) para revolucionar o comando das operações militares.
Através da sua gama de software Prevail, a plataforma permite aos oficiais de centros de comando planear manobras em prazos apertados e com recursos limitados. Adicionalmente, acelera a análise e extração de lições de operações passadas, facilitando a sua distribuição rápida às unidades operacionais.
Loïc Mougeolle, fundador da Comand AI, afirma: “Estamos a entrar numa nova era das operações militares. A IA é uma tecnologia sem precedentes históricos, capaz de transformar o comando de equipas humano-máquina. A nossa plataforma equipa os oficiais com capacidades táticas avançadas, estabelecendo um novo padrão de superioridade.”
Inovação europeia para os desafios de defesa
Num ano, a Comand AI evoluiu de uma ideia para o desenvolvimento de duas soluções tecnológicas já utilizadas em contratos firmados em dois países, incluindo a França.
A empresa reúne talentos globais oriundos de gigantes tecnológicos como Palantir e OpenAI, bem como especialistas com experiência no Ministério das Forças Armadas francês.
Thomas Turelier, Diretor de Investimentos da Eurazeo, destacou: “Esta ronda de financiamento posiciona a Comand AI como um futuro líder no setor da defesa baseado em IA, um passo crucial para fortalecer a soberania europeia.”
O investimento será utilizado para acelerar o desenvolvimento da plataforma, potenciar a adoção do software por forças militares europeias e impulsionar novas contratações, respondendo à necessidade urgente de modernização das capacidades tecnológicas de defesa.