Apesar do avanço da vacinação e flexibilização, muitas empresas sofrem com os impactos da pandemia, que atingiu vários setores, desde o comércio até grandes fábricas especializadas em produtos eletrónicos, como uma placa de circuito impresso, por exemplo.
Por essa razão, grande parte das organizações têm como meta recuperar e aumentar o padrão de vendas. Investir na captação de cliente é, portanto, a tática utilizada por empresas de todos os segmentos, promovendo o seu desenvolvimento contínuo.
Se esse é o seu objetivo, confira nos próximos tópicos algumas dicas para alavancar a quantidade de clientes.
Captação de clientes: o que é?
A captação de clientes é simplesmente realizar uma procura ativa por novos consumidores. Por exemplo: uma empresa que vende um equipamento específico, como uma bomba centrífuga, vai buscar clientes que possam interessar-se pelo produto. Nesse caso, podem ser outras empresas, ou seja, o foco será para o público B2B (Business to Business).
Porém, esse processo não é tão simples, pois requer estratégias para atrair o público certo, ou seja, aquele mais inclinado a comprar o seu produto ou serviço.
É por isso que selecionámos algumas estratégias eficientes para captação de clientes que servem para qualquer nicho de negócio.
8 estratégias eficazes para captar clientes
#1.Capacite a equipa de vendas:
Embora as empresas reconheçam a necessidade de treinar os seus profissionais de vendas, na prática, isso não é tão comum. As formações frequentes dão resultados em curto, médio e longo prazo, seja na venda de produtos, como um sistema de som ambiente ou de serviços de consultoria informática. Por isso, o investimento é fundamental para alcançar mais clientes.
#2. Aumente o conhecimento sobre o consumidor:
Para a captação de clientes é essencial conhecer bem o público-alvo. Entender quais são os seus interesses, ‘dores’ e desejos, vai ajudar a associar o produto ou serviço ao que ele espera.
#3. Monitore a concorrência:
Acompanhar o que os concorrentes estão a fazer é uma maneira inteligente de descobrir oportunidades que possam ajudar a atingir um número maior de novos clientes.
#4. Aposte em marketing de conteúdo todos os dias:
Milhões de pessoas acedem à internet em busca de serviços e produtos, fazendo deste meio uma ferramenta altamente relevante para captar clientes. Porém, é necessário que os conteúdos dos seus sites e blogs sejam relevantes para conquistar o visitante. Esse é o conceito do marketing de conteúdo.
#5. Crie uma forte presença nas redes sociais:
Além de blogs e sites, as redes sociais também são canais primordiais para as empresas que desejam captar novos clientes. Assim, tal como nas outras plataformas, é preciso também construir conteúdos de alta qualidade.
#6. Invista em publicidade:
Uma das estratégias que tem um retorno rápido, quando o assunto é obter mais clientes, é investir em anúncios pagos em canais online como o Google e nas redes sociais.
#7. Peça indicações aos clientes:
Os seus clientes mais antigos são excelentes fontes para atrair novos, pois eles são a referência da satisfação no trabalho executado ou da qualidade do produto. Portanto, sempre que possível, solicite indicações aos compradores.
#8. Elabore uma landing page:
A criação de uma página de captura é uma ação de marketing digital que tem justamente o propósito de angariar contatos, em troca da disponibilização de um e-book ou outro tipo de material gratuito.
Se gostou das dicas, aproveite para partilhar com os seus amigos empreendedores, para que mais empresas possam faturar melhor em 2022.