Voltar ao trabalho na segunda-feira é por vezes uma tarefa algo complicada. O fim-de-semana marca uma interrupção necessária das nossas tarefas profissionais, obrigando o nosso cérebro a entrar em modo de funcionamento totalmente distinto.
Se o ato de mudar de tarefa é já por si difícil para o ser humano, passar de um contexto não planeado de fim-de-semana para um mais organizado à segunda-feira ainda é mais difícil. Para o fazer com algum sucesso torna-se necessário definirmos algumas regras que facilitem uma transição mais rápida e mais eficiente.
Aqui estão algumas das regras que tento aplicar todas as segundas-feiras. Algumas vezes não consigo aplicá-las todas, mas noto que as semanas que mais cumpro a minha produtividade aumenta.
1. Ir para a cama mais cedo no Domingo. Dormir 8-7 horas por dia e acordarmos cedo é um passo para nos sentirmos bem e estarmos autoconfiantes para conseguir aquilo que nos propomos fazer.
2. Dar um curto passeio, se possível tomando o café da manhã fora. Trocar umas palavras com alguém conhecido também nos ajuda a aumentar o nosso ânimo e nossa confiança.
3. Responder aos emails logo pela manhã. Se possível marcar 10 minutos como máximo para essa tarefa e não voltar a ver o email até à hora de almoço. A manhã pode ser o período mais produtivo mas muita gente desperdiça esse tempo porque pensa que tem tempo de sobra durante o dia.
4. Rever as tarefas que queremos completar durante semana. Manter uma ‘To Do List’ é indispensável já que o nosso cérebro faz ‘reset’ no fim de semana e demora a mudar para um contexto mais organizado.
5. Tirar 15 minutos para fazer um ponto de situação com a equipa. Rever os objetivos de cada um ajuda-nos a contextualizar todas as tarefas.
6. Reservar 2 horas de trabalho contínuo sem interrupções. Se possível não atender telefones nem se distrair com o trabalho dos outros. Aumentando a eficiência do teu trabalho consegues fazer mais coisas em menos tempo.
7. Planear uma celebração para o final da semana. Riscar o que nos propusemos a fazer durante a semana e no final da semana combinar um almoço, um jantar ou um café onde se celebra perante a equipa o que foi alcançado. Fazer um blog post sobre o que se realizou, mesmo que se traduza num trabalho em progresso.