O programa de voluntariado, criado pela Critical Software, oferece mentorias e formação para jovens do ensino básico e secundário, com o objetivo de combater o insucesso escolar. As candidaturas para voluntários estão abertas até 30 de setembro.
Estão abertas as candidaturas para a quarta edição do programa Companhia do Estudo, uma iniciativa da Critical Software destinada a promover o acesso equitativo à educação e à literacia digital entre jovens do ensino básico e secundário. As inscrições para novos voluntários estão disponíveis até 30 de setembro, e a nova edição arranca em outubro, contando com o apoio de empresas como INSUR: IT, Critical Techworks, Bluepharma, Nest Collective, entre outras.
A Companhia do Estudo, coordenada por Patrícia Garcia, Sustainability Manager da Critical Software, baseia-se em quatro pilares: Inspirar, Motivar, Desenvolver e Expandir. Estes pilares são implementados através de sessões de mentoria individual para crianças e jovens, aulas de programação para alunos do 3.º e 4.º ano, e eventos culturais, desportivos e tecnológicos.
Desde a sua fundação em 2021, o programa já acompanhou cerca de 500 crianças em 25 escolas de todo o país e conta com mais de 100 voluntários ativos. Ricardo Almeida, Programme Manager na Critical Software e voluntário desde o início do projeto, destaca que “é recompensador ver as mudanças positivas nos jovens após cada sessão, especialmente quando começam a sonhar com projetos de futuro.”
Os interessados em participar como voluntários podem candidatar-se a título individual ou através das empresas parceiras. Para esclarecimentos sobre o programa, será realizado um webinar no dia 20 de setembro às 15h30.