Na 8ª edição do programa Born from Knowledge, BfK Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), três projetos nascidos de pesquisas em Instituições de Ensino Superior foram reconhecidos por impulsionar a transferência de conhecimento para o setor empresarial. Os vencedores foram destacados em categorias que representam desafios contemporâneos: “Saúde, Biotecnologia e Alimentação”, “Transição Verde” e “Transição Digital”.
Categoria “Saúde, Biotecnologia e Alimentação” o projeto vencedor foi: Rapid Phage Sensing (Universidade Católica Portuguesa). O projeto propõe um dispositivo portátil ultrarrápido para detetar a Resistência Antimicrobiana, considerada uma “pandemia silenciosa”, levando a 700 mil mortes anuais e custos de 50 biliões de euros. A solução consegue fazer um diagnósitoco em apenas uma hora, reduzindo o tempo de exposição e minimizando a necessidade de pessoal especializado Estima-se que possa contribuir para uma redução de 40% nas infeções.
Na Categoria “Transição Verde” a solução vencedora foi: Flattie (Universidade de Aveiro). O Flattie aborda questões de segurança na mobilidade urbana com um capacete de cortiça. Com a conveniência de poder ser dobrado e transportado na mochila oferece sustentabilidade através do uso de cortiça reciclável, e uma solução segura e prática para utilizadores de bicicletas e trotinetes elétricas.
A Categoria “Transição Digital” premiou Inclusive Programming (Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa). O projeto aborda a falta de kits STEM acessíveis a todas as crianças, incluindo aquelas com deficiências. Através de um sistema multimodal e robótico, o projeto permite que as crianças programem o comportamento de um robô através de blocos tangíveis, proporcionando uma experiência personalizada e inclusiva.
Esses projetos exemplificam a importância da colaboração entre a academia e o setor empresarial na busca por soluções inovadoras para desafios globais.