Conferência ANCEVE Debate Desafios e Oportunidades para o Setor do Vinho

Conferência ANCEVE aborda desafios e oportunidades para o setor do vinho, discutindo a iminente crise vitivinícola no Porto, a 19 de setembro.

Foto de PvProdutions em Freepik

A Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) organiza a conferência “Desafios e Oportunidades para o Setor do Vinho – Vem aí uma Crise Vitivinícola sem Precedentes?”. O evento vai decorrer no dia 19 de setembro de 2024, na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto. As inscrições encerram no final de agosto.

Nos últimos dez anos, o setor do vinho em Portugal tem sido uma história de sucesso, especialmente com o aumento das exportações em valor. No entanto, o setor enfrenta atualmente desafios significativos. Entre eles, destacam-se a quebra e alterações dos padrões de consumo e a instabilidade do contexto internacional, ao mesmo tempo que as importações de vinho a granel de baixo preço têm desvirtuado o mercado e as alterações climáticas que afetam a produção e colheitas.

Foto de Bear Fotos em Freepik

Os especialistas têm alertado para uma possível crise vitivinícola sem precedentes. A conferência da ANCEVE surge assim como um fórum de debate para abordar estas questões e encontrar soluções. A participação é gratuita, mas as inscrições são limitadas à lotação da Aula Magna e devem ser feitas até 30 de agosto através do email paulo.amorim@anceve.pt.

O evento contará com uma mesa redonda composta por presidentes de várias entidades vitivinícolas, incluindo Viniportugal, IVDP, Andovi, CVR Lisboa, CVRVV, CVR Alentejana, e CVR Beira Interior. Estarão também presentes João Rebelo, professor universitário e vice-presidente da EUAWE, o produtor Anselmo Mendes, António Sucena Cláudio do Fórum Unidos pela Vinha de Portugal, e a Subinspetora-Geral da ASAE, Filipa Melo de Vasconcelos. A mesa redonda será moderada pelo jornalista Manuel Carvalho, do Jornal Público, e será seguida de um debate. O encerramento ficará a cargo do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × 1 =