No dia 27 e 28 de novembro, a conferência Social Innovation Lisbon Conference reúne empreendedores sociais, representantes da sociedade civil, decisores regionais e nacionais, filantropos, investidores de capital de risco e business angels.
Numa organização conjunta da Comissão Europeia, Governo português e da Fundação Calouste Gulbenkian a conferência ajudará a redigir uma nova narrativa para a inovação social e a informar o projeto do futuro programa-quadro para pesquisa e inovação da União Europeia para o período 2020-2027.
A UE pretende um futuro programa-quadro aberto ao mundo e contribuindo para o avanço da ciência e promoção da inovação a nível internacional. O próximo programa-quadro deve dar o seu apoio para conciliar performances económicas e sociais, incorporando a inovação social em cada elemento de sua construção.
A conferência irá também permitir compartilhar experiências, aprender sobre novas tendências e criar redes para aumentar a eficácia da inovação social como um instrumento de política pública global.
A conferência é organizada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Governo Português e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Entre os oradores estarão Carlos Moedas, Comissário Europeu para Investigação, Ciência e Inovação, Marianne Thyssen, Comissária Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e de Modernização Administrativa de Portugal, e Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.