A primeira chamada do REACH, consórcio europeu destinado à incubação e aceleração de startups com soluções baseadas em dados, termina já no dia 15 de fevereiro. Cada projeto selecionado poderá receber um incentivo de até 120 mil euros e apoio em mentoria técnica e de negócio.
O programa, que conta com a participação da sociedade de investimentos tecnológicos portuguesa Bright Pixel, tem 30 vagas disponíveis para as soluções mais inovadoras. As candidaturas podem ser feitas online e dão acesso a apoio especializado nas várias fases de desenvolvimento das startups.
Cada call terá a duração de 11 meses, ao longo dos quais os participantes passarão por quatro fases. A de Exploração, na qual são validadas as ideias das 30 melhores startups; destas, dez passam para a fase de Experimentação, onde desenvolvem as respetivas ideias. A terceira fase, de Evolução, contempla a elaboração das estratégias de lançamento dos cinco melhores participantes, os quais transitam para a última fase, de Exposição, para networking e financiamento dos produtos finais.
O programa dispõe de dez parceiros internacionais de destaque destinados à incubação e aceleração dos projetos e conta ainda com nove empresas data providers, entre as quais a SONAE MC, com vista à obtenção dos dados necessários às startups para a criação de respostas concretas a desafios reais dos setores considerados.