Consumidores Portugueses Querem Marcas Mais Atentas nas Redes Sociais

Estudo mostra que consumidores portugueses valorizam respostas rápidas, personalização e reputação digital nas interações com marcas.

Foto de Freepik

Atendimento rápido e personalizado, bem como a credibilidade online, são fatores decisivos na relação dos consumidores com as marcas.

Os consumidores portugueses estão cada vez mais exigentes em relação à interação com as marcas nas redes sociais, revelando uma preferência por respostas rápidas e personalizadas que aumentem a sua satisfação. De acordo com um estudo realizado pelo Portal da Queixa, 84% dos inquiridos considera que a rapidez e a personalização no atendimento são essenciais para garantir uma boa experiência com as marcas.

Além disso, 74% dos utilizadores destaca a presença ativa das marcas nas redes sociais como um fator de credibilidade, sendo que 77% acredita que uma boa reputação digital é fundamental para gerar confiança antes da compra. A opinião de outros consumidores também tem um peso significativo, com 79,2% dos inquiridos a afirmar que as partilhas e opiniões online influenciam diretamente a sua decisão de compra.

Outro dado relevante é o impacto das publicações internas das marcas, como novidades ou apresentações de equipa, que 57% dos consumidores identifica como elementos que aumentam a credibilidade de um negócio. No entanto, o estudo mostra uma menor confiança nos influencers, com 61% dos participantes a dizer que não compram produtos apenas por recomendação de figuras públicas.

O estudo, que envolveu mais de três mil consumidores, foi realizado entre 27 de agosto e 10 de setembro de 2024. Os resultados demonstram ainda que a maioria dos consumidores (mais de 90%) já utilizou o Portal da Queixa para pesquisar sobre uma marca antes de realizar uma compra, refletindo a importância da reputação digital nas decisões de consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen − 13 =