Controvérsia na Comissão Europeia sobre Recrutamento de Consultor Científico para IA

Foto: UE/PE

A Comissão Europeia está a enfrentar críticas devido à decisão de procurar internamente um consultor científico líder para Inteligência Artificial (IA). O cargo, subordinado à Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdo e Tecnologia (CNECT), mas independente do Gabinete de IA, terá como objetivo monitorizar os desenvolvimentos tecnológicos no setor e apoiar a implementação da Lei de IA.

O consultor deverá trazer conhecimentos científicos em avaliação e testes de modelos de IA de uso geral, como o ChatGPT, e colaborar com o painel científico que a Comissão está a criar. Segundo o site de noticias europeias, Euractiv, a Comissão confirmou que a posição foi aberta para contratação interna entre instituições da UE, uma decisão que gerou críticas de figuras políticas como Kai Zenner e Svenja Hahn, que defendem uma abordagem mais inclusiva, envolvendo também especialistas externos.

A Comissão esclareceu que, caso a posição não seja preenchida internamente, poderá abrir-se a candidatos externos, embora o principal critério de contratação permaneça a formação científica. A decisão sobre o recrutamento do consultor científico não estava prevista na Lei de IA e não fazia parte das negociações entre os legisladores da UE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 + nine =