Crises Hídricas Podem Deslocar 43 Milhões de Pessoas por Ano até 2050

Estudo da BCG prevê que inundações e secas forçarão a mobilidade de 43 milhões de pessoas por ano até 2050, exigindo resiliência hídrica.

Foto de Freepik

Um estudo da Boston Consulting Group (BCG), intitulado “To Understand Climate Mobility, Follow the Water”, revela que inundações, secas e tempestades poderão forçar a deslocação de até 43 milhões de pessoas por ano até 2050. Esta previsão inclui 32 milhões de deslocações internas e 11 milhões de deslocações transfronteiriças, com base num cenário de alterações climáticas sem medidas de mitigação eficazes.

O relatório da BCG destaca que, em 2022, 99% das deslocações forçadas relacionadas com desastres naturais foram provocadas por eventos hídricos extremos. A mobilidade climática, definida como o movimento voluntário ou forçado de populações devido aos impactos climáticos, é predominantemente causada pela escassez e qualidade deteriorada da água, que afetam a estabilidade económica e social. A BCG sublinha que a aceleração da transição energética e a implementação de políticas de resiliência são fundamentais para mitigar o impacto destas crises.

Foto de Freepik

Três Cenários Climáticos até 2050

O relatório da BCG apresenta três cenários para prever a mobilidade climática em função da gravidade das crises hídricas:

  • “Taking the Green Road” (“Seguir a Via Verde”, em português). Esta trajetória pressupõe esforços de atenuação contínuos para reduzir os gases com efeito de estufa, apostando em níveis elevados de inovação técnica. O cenário enfatiza o respeito pelos limites ambientais e uma melhor gestão dos bens comuns globais, nomeadamente da água. Nesta hipótese, apesar dos esforços de mitigação, ainda se prevê um aumento de cerca de 1% da mobilidade climática interna e de 2,5% da deslocação entre diferentes países (mobilidade climática externa).
  • “Middle of the Road” (“Meio da Estrada”). Este cenário assenta na manutenção do status quo e pressupõe um pico de emissões em 2040, assumindo políticas climáticas globais e avanços tecnológicos moderados. O crescimento dos rendimentos globais será desigual e o ambiente continuará a degradar-se, apesar de ligeiras melhorias. Nesta conjuntura, é expectável um aumento da mobilidade climática interna de aproximadamente 14% e de quase 3% a nível externo.
  • “Taking the Highway” (“Seguir a Autoestrada”). Esta projeção traduz-se no pior dos cenários. Pressupõe pouco ou nenhum esforço para a mitigação das emissões, uma elevada dependência dos combustíveis fósseis e avanços bastante limitados na adoção de tecnologias verdes. Haverá um desenvolvimento considerável do capital humano e da tecnologia, e a população deverá crescer. Neste cenário, o aumento da mobilidade climática poderá ascender aos 33% do ponto de vista interno e aos 3% no que respeita a deslocação além-fronteiras.
Foto de Freepik

Regiões de Maior Risco e Estratégias de Mitigação

África, Austrália, Médio Oriente e Europa Central enfrentam o maior risco de inundações, especialmente em cenários climáticos mais severos, enquanto a Europa Central, América Latina e Sudeste Asiático são particularmente vulneráveis a secas. A BCG identifica três estratégias principais para mitigar o impacto das crises hídricas:

Por um lado, aproveitar a “Resiliência da Água”, desenvolvendo as infraestruturas de captação e recuperação de água, baseadas em soluções naturais e digitais. Outra estratégia passa pela “Resiliência Social”, mobilizando parcerias entre governos e comunidades para criar políticas de adaptabilidade da água. A “Colaboração Transversal” é outra estratégia proposta pela BCG para mitigar o impacto das crises hídricas, fomentando a cooperação e mecanismos de financiamento que beneficiem as populações deslocadas.

O estudo da BCG reforça a necessidade de ação urgente para reduzir as emissões e desenvolver estratégias de resiliência hídrica e social, visando proteger populações vulneráveis das consequências das alterações climáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × three =