Braga foi o palco da segunda edição das CTW Talks, onde se discutiram os principais desafios e oportunidades da mobilidade elétrica nas cidades. O evento contou com a participação dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), da EDP e do Grupo Brisa/Via Verde, com a Critical TechWorks a liderar a iniciativa.
Pedro Vieira da Silva, Chief Technical Titan da Critical TechWorks, moderou a discussão que incluiu João Marques, Diretor do Departamento de Engenharia e Equipamentos dos TUB; Gonçalo Castelo Branco, Diretor de Mobilidade Inteligente na EDP Comercial; e João Oliveira, Administrador da Via Verde. Os temas centrais abordados foram a experiência do utilizador, a gestão de informação e a adaptação das infraestruturas ao novo paradigma da mobilidade elétrica.
Pedro Vieira da Silva destacou a rápida evolução da mobilidade elétrica e os desafios associados, mencionando que “o estado atual é difícil de definir porque é uma das áreas em maior evolução, com novidades quase diárias”. João Marques, dos TUB, sublinhou a importância da eletrificação nos transportes públicos, apontando que “a nossa mobilidade elétrica já representa mais de 30% dos quilómetros totais; isto são praticamente 2 milhões de litros não consumidos e respetivas emissões de gases de estufa desde o início da operação elétrica”.
Gonçalo Castelo Branco, da EDP Comercial, abordou os desafios das infraestruturas de carregamento, enfatizando a necessidade de uma rede adequada tanto para carregamentos públicos como privados. “Na EDP temos mais de 2600 pontos contratados na via pública e é essencial haver oferta para os vários tipos de necessidade”, afirmou. João Oliveira, da Via Verde, reforçou a importância da adaptação das infraestruturas rodoviárias, indicando que “de Valença ao Algarve, há pelo menos uma infraestrutura de carregamento por área de serviço”.
As CTW Talks têm como objetivo discutir o futuro da mobilidade em Portugal, unindo vários intervenientes do setor. Esta foi a segunda de quatro edições previstas para 2024.