A CI&T, especialista em transformação tecnológica, lançou o relatório intitulado “In the Uncanny Valley: Replace Fear in AI with Trust”, que explora como as empresas podem maximizar o valor da Inteligência Artificial (IA) através de uma melhor qualidade de dados e da colaboração humano-máquina. Segundo o relatório, a adoção da IA nas empresas está a ser dificultada principalmente pela falta de qualidade dos dados e pela desconfiança em torno da tecnologia.
De acordo com um estudo do MIT, citado no relatório, 72% dos líderes tecnológicos identificam os dados como o principal obstáculo para o sucesso da IA. Problemas relacionados com a governança, velocidade de processamento e qualidade dos dados estão a impedir muitas empresas de atingir o pleno potencial desta tecnologia.
A CI&T defende que a verdadeira força da IA não está na substituição de tarefas humanas, mas na capacidade de complementar e amplificar as competências humanas. Através de uma colaboração eficaz, como demonstrado num projeto com a Nestlé, onde uma solução de machine learning aumentou as vendas em 6% em apenas seis meses, a combinação de IA com capacidades humanas oferece uma vantagem competitiva.
Gabriel Marostegam, Head of Data & AI da CI&T, alerta para a importância de uma ação rápida e estratégica: “As empresas que abraçarem a IA com confiança, investirem na qualidade dos dados e adotarem uma abordagem colaborativa entre humanos e máquinas vão estar preparadas para liderar a próxima revolução digital.”