A Deloitte anunciou os nomeados à 37.ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), que irão distinguir os principais líderes empresariais nas categorias CEO, CFO e IRO do ano. A cerimónia terá lugar a 22 de maio no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e voltará a reunir o setor empresarial em torno da valorização da transparência, da inovação e da excelência na gestão.
Segundo Vítor Bento, Presidente do Júri, “o reconhecimento dos principais agentes económicos continua a ser um mecanismo relevante no ecossistema empresarial, ao ampliar o rigor e a eficiência estratégica.” A iniciativa, promovida há mais de três décadas, é hoje um marco no calendário corporativo nacional.
Na categoria de CEO, os nomeados são João Manso Neto (Greenvolt), Miguel Maya (BCP), Paulo Macedo (CGD), Pedro Castro e Almeida (Santander) e Rogério Henriques (Fidelidade).
Entre os CFO nomeados estão Guy Patrick Pacheco (CTT), João Dolores (Sonae), Manuel Preto (Santander), Miguel Bragança (BCP) e Paula Geada (CGD).
Já para o prémio de Investor Relations Officer, os finalistas são Ana Fernandes (Greenvolt), Bernardo Collaço (BCP), Cláudia Falcão (Jerónimo Martins), João Gonçalves Pereira (Galp) e Miguel Viana (EDP).
A edição de 2025 tem como tema central “Embracing evolution, inspiring change” e será dedicada à análise dos principais desafios geoeconómicos e geopolíticos da atualidade. Para António Lagartixo, CEO da Deloitte, “num cenário de elevada incerteza, os líderes são chamados a antecipar disrupções e adaptar estratégias para garantir competitividade.”
Os nomeados foram selecionados com base na auscultação de um colégio eleitoral qualificado, composto por representantes de entidades financeiras e não financeiras, incluindo membros dos órgãos sociais das empresas elegíveis, sociedades de investimento e analistas de mercado.