Desaceleração da Inflação na Zona OCDE em Outubro de 2023

Imagem de Freepik

A taxa de inflação anual na zona OCDE, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), registou uma descida, situando-se em 5,6% em outubro de 2023, comparativamente aos 6,2% de setembro. Este representa o nível mais baixo de inflação desde outubro de 2021, embora uma taxa semelhante tenha sido brevemente aproximada em junho de 2023, a 5,7%. Em Portugal a inflação também desceu 1,5 pp, relativamente ao mês anterior, situando-se em 2,1% em outubro.

Portugal foi um dos 28 países da OCDE a registar uma descida da inflação entre setembro e outubro de 2023. No entanto, aumentou um ponto percentual ou mais na Grécia, na República Checa e na Costa Rica. A taxa de inflação estava próxima de zero na Dinamarca, tornou-se negativa nos Países Baixos e permaneceu negativa na Costa Rica apesar de um aumento.

Com valores mais altos, a inflação dos produtos alimentares, também tem estado a abrandar na zona OCDE, atingindo 7,4% em outubro, enquanto em Portugal esse valor foi de 4,4%. Já nos preços da energia, a inflação foi negativa situando-se em -12,1% em Portugal, em outubro, na linha com o conjunto da OCDE.

Na zona euro, a inflação anual medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Harmonizado (IPCH) caiu para 2,9% em outubro, após 4,3% em setembro, com descidas na inflação alimentar, de energia e subjacente. As estimativas rápidas da Eurostat para novembro indicam uma nova descida da inflação anual para 2,4%. A inflação subjacente e a inflação de energia teriam continuado a diminuir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

sixteen − thirteen =