O dstgroup irá entregar o Prémio de Literatura dstangola/Camões ao poeta João Melo, vencedor da V Edição com a obra “Diário do Medo”. A cerimónia terá lugar no dia 10 de maio, no auditório Vitor Aguiar e Silva, no campus da empresa em Braga.
“O dstgroup é a única empresa privada portuguesa a promover um prémio literário em Angola”, afirma José Teixeira, presidente do grupo, acrescentando ainda que a empresa “apoia a cultura, e no caso a literatura, porque a literatura é uma ferramenta e um atalho para a competitividade. Também queremos dizer que a economia privada a operar em Angola deve ter um dever de responsabilidade social”.
O galardão, no valor de 15 mil euros, será entregue na presença de representantes locais e figuras relevantes da cultura nacional. O júri destacou a obra de João Melo pela sua qualidade estética, técnica e ética, reconhecendo-a como uma contribuição significativa para a literatura angolana.
“A obra denota profunda experiência de vida, utiliza com rigor e simplicidade a justa palavra/metáfora e o ritmo adequado ao conteúdo de cada poema e tem uma visão abrangente do eu e da sua circunstância, com atenção crítica a fenómenos contemporâneos”, afirmaram os membros do júri.
Este prémio, que distingue livros editados em poesia e prosa por autores nascidos em Angola, tem sido uma iniciativa significativa para promover a cultura e a literatura no país. O dstgroup reafirma o seu compromisso com o apoio à literatura angolana e ao desenvolvimento cultural. “Angola é um País de grandes poetas e escritores. O apoio à leitura, a promoção de hábitos de leitura, é fundamental para melhorar as vidas das pessoas”, sublinha José Teixeira.