Elon Musk Revela o Segredo do seu Sucesso

Ele é atualmente o CEO e CTO da SpaceX, a empresa especializada em tecnologia aeroespacial, e CEO e Chief Architect da Tesla Motors, o mais inovador fabricante de automóveis eletricos. Mantêm também a maioria das quotas na SolarCity, que é agora o segundo maior fornecedor de sistemas de energia solar nos Estados Unidos. Um dos seus planos para o futuro consiste em desenvolver o transporte de média distância e de alta velocidade do futuro, o qual ele apelida de Hyperloop.

O seu percurso de empreendedor começou em 1995, no sector da Internet, quando, conjuntamente com o irmão, criou a Zip2, uma empresa de software, com apenas 2 mil dólares emprestados pelo pai. A Zip2 foi vendida à Compaq, em 1999, por 307 milhões de dólares. Musk recebeu 22 milhões pela participação de 7% que detinha na altura da venda.

Com parte do dinheiro da venda da Zip2 criou a X.com, uma empresa de pagamentos online, que mais tarde daria origem à PayPal, da qual foi cofundador. Em outubro de 2002, a eBay adquiriu a PayPal por US $ 1,5 mil milhões de dólares, dos quais Musk recebeu 165 milhões, correspondentes a 11,7% da quota que detinha na empresa.

Percebemos que Elon Musk não conserva a totalidade da empresa, mas que ao longo da sua gestão vai agregando parceiros que acrescentam valor e ajudam as empresas a crescer. Ele costuma dizer que a sua principal motivação está no facto de querer fazer coisas que o apaixonam e que podem ser úteis para as pessoas. É a motivação que o levou a criar a SolarCity ou Tesla, com a missão de combater o aquecimento global.

‘Gosto de fazer coisas que me apaixonam, mas que também são úteis para as outras pessoas’

Para Musk as empresas são essencialmente grupos de pessoas que se organizam para criar produtos ou serviços, e estas só terão sucesso se as pessoas estiverem efetivamente motivadas para os criar ou desenvolver. Para além da motivação, Musk considera também fundamental que as empresas juntem ‘toneladas’ de pessoas de elevado talento.

‘As empresas são uma forma de amplificar um excelente conceito de engenharia desenvolvido por pessoas inteligentes. Importantes problemas tecnológicos são resolvidos dessa forma’

Musk considera que muitas empresas falham ou estagnam por várias razões, uma delas tem a ver porque procuram soluções para problemas que têm pouca ou nenhuma viabilidade de sucesso. Normalmente isto é uma consequência da incapacidade de atração de talentos essenciais para poder trabalhar as soluções para esses problemas, ou pela falta de dinheiro para o fazer.

‘A meta geralmente está muito mais longe do que você pensa’

Para Elon Musk, o sucesso não é segurança, e confessa que o medo de não ser bem-sucedido nas suas empresas é uma das razões que lhe causam mais ‘stress’. Esse medo é maior ainda do que quando esteve por várias vezes em perigo físico, no tempo em que andava com o pai na África do Sul ou nas florestas da Zâmbia.

Para conhecer mais sobre as ideias e projetos de Elon Musk veja esta recente entrevista no TED Talks, em abril de 2017:

 

 

Artigo revisto e atualizado em 16/06/2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × three =