A empresa Something Apps criou uma plataforma web e mobile, a UnPrint, que possibilita ao setor do comércio a introdução de um novo conceito de impressão de faturas eletrónicas, que elimina a utilização de papel nos pontos de venda.
A plataforma permite aos consumidores obter e consultar faturas, vouchers, descontos e promoções associados a um cartão cliente. Esta tecnologia é única no mercado e adequa-se a todos os softwares utilizados no comércio. A app já está disponível no Google Play e na Apple Store.
A regulamentação legal, quer para o setor público quer para o setor privado, tem legislado nesta direção e os benefícios da fatura eletrónica são muitos. Começando na via fiscal, já que a automatização dos processos permite combater a economia paralela e a fuga fiscal e promover a equidade fiscal.
A nível económico, ambiental e na saúde os benefícios são também consideráveis. Portugal produz mais de 100 mil km2 de papel térmico por ano e as empresas ligadas ao comércio, dependendo da sua dimensão, gastam dezenas e até centenas de milhares de euros por ano em recibos em papel, o que constitui um elevado custo. A grande maioria destes documentos impressos não são sequer faturas e vão diretamente para o “lixo”.
Portugal produz mais de 100 mil km2 de papel térmico por ano
A impressão de faturas, notas de despesa e outros recibos contribui para a degradação do ambiente. O papel térmico não é reciclável, contamina os solos e também outros tipos de papel. É também sabido que o papel térmico contém uma grande quantidade de substâncias cancerígenas e constitui portanto um perigo para a saúde.
A solução proposta pela UnPrint permite a eliminação do papel, e dos custos associados ao mesmo, e gerar faturas ou notas de despesa eletrónicas no formato hoje utilizado. Uma solução que não acarreta custos iniciais e que, segundo os criadores da aplicação, se adapta a qualquer POS e aos softwares em funcionamento.
A App permite ainda a acumulação de pontos, promoções e descontos e permite descontar essas promoções, pontos, e vouchers próprios ou de parceiros. O serviço disponibilizado pode também ser integrado numa aplicação própria reunindo clientes fidelizados e substituindo cartões ou SMS, com as mesmas vantagens.
A plataforma foi inicialmente concebida para supermercados, cadeias de retalho, cadeias de fast food, postos de abastecimento de combustível, comércio tradicional e restauração, mas também poderá ser utilizada pelas Empresas em geral para passarem a emitir as suas faturas em formato eletrónico.
“O nosso objetivo é promover uma mudança de paradigma e estar um passo à frente na utilização das faturas ou recibos de venda eletrónicos, em detrimento da utilização do papel térmico”, afirma Paulo Malha, Partner da Something Apps.
O responsável destaca ainda o facto de a solução dar “resposta a uma necessidade atual, oferecendo vantagens para o comerciante e para o cliente/consumidor ao nível económico, ambiental, fiscal e associado à digitalização empresarial”.