O crowdfunding é uma forma simples de angariar financiamento para um projeto, através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.
Se tem uma ideia ou um projeto em curso e necessita de dinheiro para o lançar, criar uma campanha de crowdfunding pode ser uma boa opção para conseguir obter a contribuição de dezenas, centenas ou até milhares de pessoas para o ajudar a transformar o seu projeto em realidade. A escolha sobre qual o melhor tipo de crowdfunding dependerá de muitos fatores, tais como a natureza do projeto, a quantia que pretende angariar, o potencial de crescimento e o tipo de contrapartidas que irá dar aos seus apoiantes, pelo que é necessário entender um pouco mais sobre este tema antes de definir a sua estratégia de crowdfunding.
QUE OPÇÕES?
Existem 4 tipos de campanhas de crowdfunding: Doação, Recompensa, Capital Próprio e Empréstimo, neste artigo vamos explicar-lhe as vantagens de desvantagens de cada uma.
- Doação (crowdfunding sem recompensa)nEste tipo de crowdfunding é sobretudo utilizado por instituições sociais. Como o próprio nome indica, é uma dádiva e, por isso não há uma obrigatoriedade de recompensa em troca da contribuição. As pessoas contribuem simplesmente por acreditam na causa e não esperam receber algo em troca. Ainda assim, recomendamos que sejam atribuídas recompensas simbólicas como agradecimentos ou certificados de contribuição.Vantagens: Uma organização social, pela sua natureza jurídica, tem à partida um conjunto de limitações quando recorre a financiamento que implique empréstimos. O crowdfunding sem recompensa permite-lhe obter dinheiro sem qualquer tipo de contrapartida ou obrigação.Desvantagens: Não é uma forma de crowdfunding aplicável a empresas.
- Recompensa (crowdfunding com retribuição)nEste é o tipo de crowdfunding mais comum em todo o mundo. É nele que se pensa quando quer lançar um CD da sua nova banda, organizar um concerto ou uma peça de teatro, escrever um livro ou lançar uma nova invenção.Neste tipo de crowdfunding são as contrapartidas que incentivam os apoiantes a contribuir para o seu projeto e que funcionam como forma de agradecimento. Dependendo da quantia apoiada, o apoiante irá receber algo em troca, normalmente um produto ou serviço relacionado com o projeto. Quanto mais criativas, generosas e aliciantes forem as recompensas, maior a probabilidade de sucesso na angariação de apoios. Se recompensar os seus apoiantes com algo exclusivo ou único terá mais probabilidades de atingir o seu financiamento. As recompensas podem ser tangíveis ou intangíveis mas têm que incentivar as pessoas a tornarem-se apoiantes da sua causa.Por exemplo, se o projeto for a edição de um álbum, as recompensas poderão ser o próprio produto final (o CD), eventualmente autografado ou com acesso a conteúdos extra. Neste caso, o apoio configura-se como uma pré-compra.
Vantagens: No crowdfunding baseado em recompensas, não está a vender parte do seu negócio, mas a financiar a sua ideia adiantadamente, junto dos seus apoiantes. Isso não significa que seja dinheiro obtido de uma forma fácil, uma vez que será obrigado a criar o produto e enviá-lo para os seus apoiantes, mesmo que venha a ocorrer uma derrapagem de custos no desenvolvimento ou produção do projeto.
Muitas empresas recorrem ao crowdfunding baseado em recompensas não apenas porque se provou ser uma forma eficiente de angariar fundos para um novo produto ou linha de negócios mas também para testar novos produtos junto do seu público-alvo por forma a avaliar se eles serão bem-sucedidos no futuro.
Desvantagens: Se não tem um produto que permita dar uma recompensa aos seus apoiantes este não é o seu caminho.
- Capital Próprio (equity crowdfunding)nQuando falamos em Equity Crowdfunding estamos a falar de investimento no capital de uma empresa, ou seja, passaremos a ter um conjunto de novos sócios. Antes, quando necessitávamos de um valor elevado de investimento, tínhamos de andar à procura de um grande investidor, mas agora é possível vender parte do capital da sua empresa para a uma série de pequenos investidores (apoiantes) que apostam na sua ideia de negócio. nComparativamente ao crowdfunding tradicional onde os apoiantes contribuem com um determinado projeto sem a expectativa de lucrar, no equity crowdfunding, o apoiante procura o retorno financeiro do valor que colocou na empresa em que investiu.Vantagens: Possível obter maiores quantidades de capital comparativamente com outras formas de crowdfunding.Desvantagens: Vai ter de abrir uma parte do capital da sua empresa a dezenas de pequenos acionistas, embora frequentemente seja mais vantajoso ter uma parte menor numa empresa grande, do que uma maior numa pequena.
- Empréstimo (crowdlending ou debt crowdfunding)nNeste tipo de crowdfunding, os investidores (apoiantes) financiam uma ideia ou projeto em que acreditam e, algum tempo depois, recebem de volta o dinheiro que colocaram na empresa, acrescido de juros. Este modelo, também chamado de peer-to-peer (P2P) de empréstimos, permite a concessão de empréstimos em dinheiro sem ter de passar pelos bancos tradicionais.Vantagens: Esta forma de crowdfunding pode bater as taxas de juros de alguns bancos. Além disso, as empresas com dificuldade em obter um empréstimo na banca podem encontrar financiamento através do crowdfunding.Desvantagens: Mais dívida. Significa que terá um empréstimo que precisa de pagar. Poderá obter taxas mais favoráveis, mas ainda precisará pagar este empréstimo.
COMO FAZER?
Para colocar a sua campanha em prática escolha em primeiro lugar a plataforma mais ajustada aos seus objetivos de Crowdfunding e que tenha resultados comprovados. Trabalhe em parceria com a plataforma de crowdfunding que elegeu, para validar o conceito da sua campanha e a forma como estruturá-la para obter os melhores resultados.
Fundamente a atividade da empresa ou o projeto que está na razão da sua campanha e os seus planos para o futuro. Deixe claro o que os seus apoiantes irão ganhar por o apoiar, quer na forma de capital próprio, juros, recompensas ou satisfação pessoal.
Por fim, lance a sua campanha e colha os frutos!