Estudo da Deloitte revela tendências tecnológicas que vão revolucionar os negócios

Foto de Freepik

O estudo anual Tech Trends da Deloitte identificou uma série de tendências tecnológicas que terão um impacto significativo nas empresas portuguesas nos próximos anos, permitindo que se tornem mais ágeis nas suas operações. A massificação da Inteligência Artificial (IA), a adesão a ecossistemas e arquiteturas descentralizadas, e a expansão do metaverso são algumas das tendências destacadas.

De acordo com o estudo, a Confiança emerge como o elemento central em todas as tendências, com as organizações reconhecendo cada vez mais que os resultados dos negócios dependem não apenas da capacidade tecnológica, mas também do conforto e da confiança na adoção e no impacto futuro dessas tecnologias.

Bruno Silva Batista, partner da Deloitte, ressalta que as organizações devem testar novas abordagens e utilizar tecnologias emergentes para transformar e melhorar os seus modelos de negócios existentes. “Se por um lado as ferramentas e tecnologias que as empresas utilizam atualmente não devem ser totalmente postas de parte, deve existir um esforço para integrar as tecnologias emergentes, com o objetivo de melhorar os ganhos operacionais”, sublinha.

Foto de Rawpixel.com em Freepik

Seis tendências tecnológicas que moldam o futuro no curto prazo

O estudo identificou as seis principais forças tecnológicas que fornecem uma estrutura para a evolução contínua rumo a três estratégias: Simplicidade, Inteligência e Abundância. Essas tendências revelam novas tecnologias e abordagens para oportunidades em áreas que valorizam a interação, informação e computação, moldando os negócios e criando novas oportunidades para a transformação digital.

As seis tendências destacadas pelo estudo são as seguintes:

Internet imersiva para as empresas: Interfaces virtuais além dos ecrãs, permitindo uma experiência imersiva na internet por meio de realidade estendida, simulação empresarial e experiência aprimorada da força de trabalho.

Abertura para novas tecnologias de IA: Aproveitamento das vantagens da Inteligência Artificial, garantindo algoritmos visíveis, auditáveis e explicáveis, e envolvimento direto dos profissionais nas ferramentas de IA para o negócio.

Foto de Fxquadro em Freepik

Acima das nuvens: domínio do multicloud: Simplificação da gestão da nuvem por meio de uma camada de abstração e automação, possibilitando a utilização eficiente da versatilidade e escalabilidade da nuvem.

Flexibilidade, o melhor aliado: Reinvenção da força de trabalho na área de tecnologia, focando na criação e promoção de talentos em tecnologia a longo prazo e oferecendo modelos flexíveis de trabalho para atrair profissionais especializados.

Arquiteturas e ecossistemas descentralizados: Utilização do potencial do blockchain e ativos digitais para promover a confiança e validação dos dados e transações, impulsionando a criação e monetização de ativos digitais.

Conectar e expandir: Modernização dos mainframes: A integração de soluções mainframe com tecnologias emergentes, aproveitando conectores baseados em micro-serviços impulsionados por IA, assim como como interfaces de utilizador inovadoras, para explorar novas oportunidades com base em Cloud, machine learning e IA.

Gonçalo Santos, partner da Deloitte, destaca a importância da adoção dessas tecnologias para manter a competitividade e adaptação ao mercado em constante evolução. “A adoção dessas tecnologias é crucial para que as empresas permaneçam competitivas e se adaptem ao mercado em constante evolução. Aquelas que não acompanharem e incorporarem essas tendências, correm o risco de ficarem para trás.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

13 − 5 =