O estudo 2024 European Office Occupier Sentiment Survey, da CBRE, indica um aumento na utilização de espaços de escritório em comparação com o ano passado. A utilização média dos edifícios subiu para 61%, contra 48% em 2023, refletindo um retorno crescente ao trabalho presencial.
A proporção de empresas que reportam uma utilização entre 41% e 80% dos seus edifícios aumentou significativamente, enquanto as empresas que reportam uma utilização abaixo dos 41% diminuíram para um terço. As grandes empresas (com 5.000 ou mais funcionários) destacam-se neste aumento, com quase dois terços a reportar uma utilização de 41% ou mais. A frequência ao escritório de três ou mais dias por semana subiu para 43%, embora as lideranças empresariais vissem com bons olhos um aumento para 54%.
Empresas menores também registaram melhorias, com um aumento de 18% na frequência de quatro a cinco dias por semana. Mais de três quartos das empresas possuem uma política de utilização de escritório, mas apenas 40% destas políticas são obrigatórias. A medição de presenças físicas aumentou de 60% para 83% em 2024.
O estudo também revelou que 57% das empresas planeiam reduzir a sua pegada imobiliária nos próximos três anos, enquanto 24% planeiam expandir o seu portfólio, principalmente devido ao crescimento do negócio. A maioria das empresas que pretende reduzir o portfólio fará isso ao término dos contratos de arrendamento.