Ethical Assembly 2024: “Não estamos apenas a falar de mudança, estamos a ativá-la”

Patrícia Imbarus destaca o papel das novas gerações e o poder do capital de impacto na Ethical Assembly 2024, a realizar-se em outubro, em Lisboa.

Patricia Imbarus, Founder da The Ethical Assembly
Na foto: Patrícia Imbarus, ativista ambiental e fundadora da Ethical Assembly

Com o objetivo de enfrentar crises interligadas, desde a crise climática à desigualdade económica, a Ethical Assembly regressa a Lisboa, de 2 e 3 de outubro, com um foco renovado na inovação colaborativa e no impacto social. “A resolução destes desafios exige soluções inovadoras e colaborativas”, afirma Patrícia Imbarus, ativista ambiental e fundadora da Ethical Assembly.

O evento, que se realizará no Beato Innovation District, mobilizará mais de mil participantes, entre líderes empresariais, ativistas e jovens para escutar os 150 oradores nacionais e internacionais e “criar um futuro mais sustentável e equitativo”.

Foto de Ethical Assembly

Um Evento de Ação e Soluções Reais

Cientistas, legisladores, investidores, jornalistas, empreendedores e ativistas de todo o mundo, entre os quais a ativista climática e atriz de Star Wars Lily Cole, viajarão até à capital portuguesa para discutir soluções de foro sistémico e interseccional para a crise climática e social.

“A nossa missão está enraizada na abordagem dos desafios profundos e interligados que o nosso mundo enfrenta atualmente”, explica Imbarus, em entrevista ao Empreendedor, sublinhando que a crise climática é apenas uma parte de uma “policrise” mais vasta.

Este ano, a Ethical Assembly não pretende apenas destacar problemas, mas também soluções concretas que já estão a causar impacto. “Estamos a mostrar ao mundo o que é possível”, afirma, citando exemplos como as fibras regenerativas de startups como a Ponda e os esforços da Poseidona para transformar algas invasoras em alimentação sustentável.

Para além da inovação, o evento focar-se-á em investimento de impacto, mostrando como o capital pode ser um impulsionador da mudança. “A nossa intenção é mobilizar capital para soluções urgentes que possam criar um futuro mais justo e sustentável”, salienta a fundadora.

Patricia Imbarus, Founder da The Ethical Assembly (foto de Maria Rita)

Oradores e Investimento de Impacto

Durante dois dias o Beato Innovation District, em Lisboa, será o “hub global da ação climática”, acolhendo oradores de destaque como a ativista climática e atriz de Star Wars Lily Cole, a designer neerlandesa Jeanne de Kroon e a CEO e oradora TEDx Masami Sato.

“A participação dos nossos oradores é crucial para refletir o complexo cenário financeiro necessário para impulsionar a mudança sistémica”, destaca Patrícia Imbarus. Os cerca de 150 oradores, repartidos por 70 sessões, vão debater temas como ciência climática, descarbonização, agricultura regenerativa, biodiversidade, recursos marítimos, regeneração urbana e direitos humanos.

Com a presença de investidores de capital de risco, filantropos e especialistas em blended finance, a Ethical Assembly pretende fornecer uma visão abrangente sobre como o financiamento pode fluir para as áreas que mais necessitam.

“Estamos a promover conversas transparentes sobre os desafios e as oportunidades do investimento de impacto”, diz Imbarus, que realça a importância de criar ligações mais fortes ao longo da cadeia de valor da inovação.

Foto de Markus Spiske em Unsplash

O Papel Fundamental das Novas Gerações

Para Patrícia Imbarus, as novas gerações são essenciais na luta contra as crises climática e social. “A nova geração tem a chave para enfrentar estas crises”, afirma, acrescentando que a Ethical Assembly se compromete a apoiar e amplificar as suas vozes. O evento oferecerá workshops práticos e sessões de networking para equipar os jovens com as ferramentas necessárias para liderarem a mudança.

Nesse sentido, após o final da conferência e até 8 de outubro, a Ethical Assembly oferece um conjunto de atividades destinadas a fortalecer as relações comunitárias forjadas durante o evento e vivenciar muitas das soluções debatidas em primeira mão. “Vamos criar espaços onde as suas vozes não sejam apenas ouvidas, mas amplificadas”, conclui Imbarus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 2 =