EU City facility abriu a 4ª chamada para candidaturas. O projeto europeu de apoio ao investimento em energia sustentável recebe candidaturas até 30 de setembro, o objetivo é atribuir bolsas para apoiar os municípios e autoridades locais na transição energética.
A 4ª chamada do EU City Facility apoiará o desenvolvimento de 48 conceitos de investimento, com um orçamento total de 2,88 milhões de euros. A iniciativa apoia cidades e autoridades locais financiando o desenvolvimento de um conceito de investimento com uma concessão fixa até 60.000 euros.
Os beneficiários selecionados utilizam a bolsa para apoiar atividades que conduzam ao desenvolvimento de conceitos de investimento, incluindo estudos (técnicos) de viabilidade, análise de mercado, análise de stakeholders, análise jurídica, económica e financeira, análise de risco, etc. que são necessárias para desenvolver o conceito de investimento. A concessão não se destina a financiar diretamente ações no domínio da energia, mas sim a desenvolver um conceito de investimento que visa abrir portas para investimentos de acompanhamento.
Nas três edições anteriores, foram recebidas mais de 600 candidaturas onde resultaram 165 beneficiários em toda a Europa e que estão agora a trabalhar nos seus conceitos de investimento.
A convocatória está aberta a todos os municípios/autoridades locais, agrupamentos, bem como entidades públicas que agregam os municípios/ autoridades locais dos Estados-Membros da EU, Estados EEE-EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e o Reino Unido.
É exigido aos candidatos ter um plano de clima e energia sustentável, politicamente aprovado e provar uma política de compromisso com o desenvolvimento do seu conceito de investimento por meios de uma carta de apoio, assinado pelo presidente da câmara ou outros representantes.
O prazo para submissão de candidaturas é 30 de Setembro de 2022 (CET). Toda a informação sobre a elegibilidade e o processo de inscrição on-line podem ser encontrados no documento oficial de chamada e as Orientações para Candidatos.