No nosso percurso académico, pessoal, profissional somos constantemente confrontados com a premissa que falhar é mau, que isso não pode acontecer muitas vezes porque assim não conseguimos atingir os objetivos, metas, propósitos, sonhos… Enfim, o nome que melhor se quiser aplicar.
Eu digo o contrário: falhar é essencial e faz parte do nosso processo de aprendizagem como empresários, empreendedores, estudantes, e pessoa, pois se não falharmos no caminho traçado jamais vamos saber se estamos a fazer as coisas corretas.
O sucesso de qualquer negócio vem na sequência de vários falhanços, tentativas e erro, e o ato de falhar é tão nobre como a arte de ter sucesso.
o ato de falhar é tão nobre como a arte de ter sucesso
Ao fracassar, vai saber gerir melhor a frustração, pois vai fortalecer as suas competências pessoais e endurecer no bom sentido. Ao errar acabará se tornar um empreendedor na verdadeira acepção da palavra, já que a dor faz parte do seu caminho e vai contribuir para fazer de si um empresário bem-sucedido.
Falhar é muito importante, pois é com as falhas que delineamos as melhores estratégias para errarmos menos. Errar também é bom, porque muitas vezes é do erro nasce uma nova visão e abrem-se novas portas para um novo projeto ou para corrigir o rumo que nos levava na direção errada.
Falhe sempre que possível, para melhorar cada vez mais, e com isso diminuir as chances de fracassar. Mas nunca se esqueça: deixe tudo acontecer naturalmente porque falhar, em alguns casos, vai ser o seu ganho.