Fundação “la Caixa” Atribui 25,7 Milhões de Euros a Projetos de Investigação em Saúde

A Fundação “la Caixa” investe 25,7 milhões de euros em projetos de investigação biomédica, com 9 iniciativas portuguesas entre as selecionadas.

Foto de Fundação La Caixa

A Fundação “la Caixa” selecionou 29 projetos de investigação biomédica de elevado impacto social na Convocatória CaixaResearch para a Investigação em Saúde 2024, com um financiamento total de 25,7 milhões de euros. Entre os projetos escolhidos, nove são de instituições portuguesas, incluindo o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), e a Fundação Champalimaud, que irão beneficiar de um apoio superior a 7,6 milhões de euros.

A edição de 2024 desta convocatória contou com 580 candidaturas nas áreas das doenças infeciosas, oncologia, doenças cardiovasculares e metabólicas, neurociências e tecnologias facilitadoras. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) colabora com um financiamento de 2,5 milhões de euros para três dos nove projetos portugueses.

Entre as iniciativas financiadas, destacam-se projetos como o combate à tuberculose, a prevenção de metástases de cancro da mama, a deteção precoce de doenças neurodegenerativas e o tratamento da doença de Machado-Joseph. Cada projeto individual poderá receber até 500.000 euros, enquanto os consórcios internacionais, que incluem parcerias com instituições dos Países Baixos, Alemanha, Singapura, Itália, Israel e Austrália, poderão beneficiar de apoios até um milhão de euros.

Desde 2018, a Fundação “la Caixa” já investiu 145,7 milhões de euros em 200 projetos, com 63 liderados por grupos de investigação em Portugal, consolidando-se como a maior convocatória filantrópica de investigação em biomedicina e saúde em Portugal e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six − 2 =