Fundação Repsol lança convocatória para 12ª edição do programa Fundo de Empreendedores. A iniciativa destina-se a apoiar o Empreendedorismo para a transição energética.
Anualmente o Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol apoia entre cinco a sete empresas na fase pré-comercial, dando-lhes o impulso que necessitam para se converterem num projeto real no mercado. Para a edição deste ano os candidatos precisam de estar a desenvolver projetos inovadores que contribuem para uma transição energética mais sustentável.
Os projetos selecionados receberão um apoio financeiro de até 100 mil euros durante um ano, e aconselhamento por uma equipa de mentores especializados que os acompanharão durante a fase de aceleração. Este grupo de mentores agrega uma variedade de especialistas, desde profissionais da Repsol Technology Lab e das diferentes áreas de negócio da empresa, que farão um acompanhamento técnico e empresarial, até antigos executivos da Repsol, com uma vasta experiência no desenvolvimento de negócios.
O processo de aceleração tem a duração de um ano e começa em outubro de 2023. No final as startups incubadas poderão testar os seus protótipos nas instalações industriais da Repsol e desenvolver testes-piloto em colaboração com os profissionais da multienergética.
Um dos pontos que torna o Fundo de Empreendedores diferenciador em relação a outras aceleradoras, é a combinação entre o apoio para a realização de testes-piloto, como forma de validação e ampliação da tecnologia destas startups em ativos da Repsol permitindo condições de operação reais, e o acesso a um ecossistema de investimento, com medidas que completam o processo de aceleração das startups.
Os empreendedores que queiram participar podem apresentar os seus projetos até 10 de março de 2023, através do formulário disponível no site da Fundação Repsol.