Galp Premia Startups que Impulsionam a Transição Energética

Galp reconhece cinco startups no programa Startup The Future, financiando pilotos que visam acelerar a transição energética global.

Na foto: Representantes das startups premiadas no programa Startup The Future

A terceira edição do programa internacional Startup The Future, promovido pela Galp, reconheceu cinco startups inovadoras no setor da energia. A AOTECH (França), Energiency (França), HyWatts (EUA), Liquidstar (EUA) e Volateq (Alemanha) destacaram-se entre as 195 candidaturas provenientes de todo o mundo. As soluções premiadas foram apresentadas na Web Summit 2024 e têm agora a oportunidade de desenvolver pilotos financiados pela Galp.

A Energiency, sediada em Rennes, França, apresentou um software que combina big data, computação em nuvem e inteligência artificial para melhorar o desempenho energético no setor industrial. O objetivo é identificar oportunidades de otimização e reduzir emissões em processos industriais, posicionando-se como referência na “Indústria 4.0”.

Na área da mobilidade, a HyWatts, da Califórnia, criou uma “Central Elétrica numa Caixa”, baseada numa célula de combustível reversível HTPEM, que pode funcionar como eletrolisador para produzir hidrogénio ou como gerador de eletricidade. Esta solução elimina a necessidade de atualizações caras nas infraestruturas e aposta na flexibilidade energética.

A Liquidstar, também dos Estados Unidos, trouxe uma resposta para comunidades sem acesso à rede elétrica, com a criação de estações “waypoint” que carregam baterias para fornecer energia em regiões remotas. A sua solução oferece serviços como carregamento de veículos elétricos, acesso à internet e suporte a pequenos data centers, promovendo sustentabilidade em mercados emergentes.

Já a francesa AOTECH destacou-se pela utilização de tecnologia fotónica e ótica para monitorização em tempo real de processos industriais. A sua inovação é essencial para o controlo de qualidade e manutenção em projetos de energia de baixa intensidade carbónica.

A alemã Volateq focou-se nas energias renováveis, ao propor a utilização de drones para otimizar a produção solar e melhorar os processos de manutenção em parques fotovoltaicos, aumentando a eficiência operacional.

Cada uma destas startups irá colaborar com as unidades de negócio e equipas de inovação da Galp, tendo os pilotos das suas soluções integralmente financiados. Para além disso, as startups premiadas participaram na Web Summit 2024, onde tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias num dos maiores palcos de tecnologia do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − thirteen =