A Salesforce, pioneira em CRM de Inteligência Artificial (IA), revela através do relatório State of Data & Analytics, baseado num inquérito a mais de 10.000 profissionais de 18 países, que 87% dos entrevistados consideram a gestão de dados uma prioridade devido aos avanços na Inteligência Artificial (IA).
A segurança e fiabilidade dos dados, já essenciais para o sucesso empresarial, tornaram-se ainda mais críticas com os rápidos avanços na IA. Quase nove em cada dez (87%) analistas de dados e profissionais de TI afirmam que os avanços na IA intensificaram a importância da gestão de dados. Para superar estes desafios, os especialistas focam-se em reforçar a governança dos dados e estabelecer uma cultura data-driven.
Empresas concentram-se na implementação de IA generativa para melhorar a produtividade, eficiência e receitas. Resultados iniciais revelam tempos mais rápidos na resolução de atendimentos ao cliente e aumento nas vendas. Contudo, 77% dos líderes empresariais expressam preocupação em ficar para trás nesta corrida tecnológica.
No entanto, para otimizar a IA, é crucial que os dados estejam organizados. A pesquisa destaca que 92% dos inquiridos consideram a necessidade de dados fiáveis mais premente do que nunca.
Mesmo assim, apenas 57% dos líderes de dados estão totalmente confiantes na precisão dos seus dados. Departamentos de linhas de negócios, como marketing, vendas e serviços, são ainda mais céticos, com uma média de 43% de confiança total nos seus dados.
Fiabilidade Comprometida por Ameaças à Segurança
A ameaça à segurança da informação é o principal desafio, citado por aqueles que lutam para usar dados em soluções baseadas em IA. O aumento dos volumes e complexidade dos dados, com previsão de crescimento substancial nos próximos 12 meses (68%), cria desafios tanto de segurança como técnicos.
Após a segurança, a falta de harmonização de dados é a maior barreira para extrair valor das fontes de dados. Dados díspares e isolados prejudicam a fiabilidade, citada como a maior preocupação pelos líderes empresariais, enfrentando volumes esmagadores de dados e a ausência de uma única fonte de verdade.
Governança de dados é vital para o sucesso da IA, estabelecendo regras para a recolha, gestão, armazenamento, medição e comunicação de informações dentro da organização.
Os líderes usam a governança de dados para garantir qualidade básica (85%), inspirar confiança (84%) e democratizar o acesso aos dados (81%). A necessidade de dados confiáveis e a promoção de uma forte cultura data-driven são fundamentais para impulsionar a confiança e a adoção.
O estudo da Salesforce é o resultado de duas pesquisas realizadas entre 16 de junho e 31 de julho de 2023, gerando 5.540 respostas de líderes de análise e TI e líderes de negócios em 18 países.