A FunPlus, uma gigante global no desenvolvimento de videojogos, entra no mercado português com a marca Ellipsis, escolhendo Lisboa como sede do seu novo estúdio. Através desta aposta, a empresa pretende dinamizar a indústria de videojogos em Portugal e expandir as suas criações para outros formatos de entretenimento, como comics, séries de televisão e filmes.
Com a liderança de Alexandre Amancio, Diretor da Ellipsis e SVP da FunPlus, o estúdio já conta com uma equipa de nove especialistas e planeia contratar mais de 50 colaboradores nos próximos três anos. A equipa portuguesa será responsável pelo desenvolvimento de propriedades intelectuais e pela criação de mundos virtuais, em colaboração com as outras geografias da FunPlus.
O primeiro projeto a ser lançado pelo estúdio será o comic Sea of Conquest: Cradle of the Gods, criado integralmente pela equipa portuguesa, representando um exemplo do universo criativo que a empresa pretende expandir através de várias plataformas.
A FunPlus, que vê em Portugal um hub de criatividade e talento técnico, reforça a sua ligação com instituições locais e associações do setor, como a APVP. O objetivo é contribuir para o crescimento da indústria nacional, que deverá atingir 685,88 milhões de euros até ao final de 2024, acompanhando o crescimento global da indústria de videojogos.
“Estamos a assistir a uma transformação na forma como as audiências interagem com o entretenimento. Os fãs já não são só consumidores passivos – são exploradores à procura de experiências imersivas em várias plataformas,” diz Chris Petrovic, CBO da FunPlus. “O Estúdio Ellipsis é a nossa resposta a essa mudança, ao criar novas oportunidades para os fãs mergulharem mais fundo nos mundos que adoram.”