GoWithFlow lança o primeiro sistema de gestão de mobilidade sustentável para empresas e cidades. A solução, única no sector, otimiza todo o ciclo de vida da mobilidade e da energia e permite uma redução de custos, melhora a experiência de mobilidade para clientes e colaboradores e atinge objetivos de sustentabilidade.
A GoWithFlow, startup portuguesa que integra serviços disruptivos de energia e mobilidade, apresentou a sua solução de gestão de mobilidade sustentável direcionada para empresas e organizações que pretendem implementar programas de mobilidade, como parte da missão de redução de emissões de gases com efeito de estufa.
A solução da GoWithFlow utiliza a plataforma de Gestão de Mobilidade Sustentável, uma base tecnológica que coordena ativos móveis e utilizadores para fornecer dados em tempo real sobre como utilizam as viaturas, scooters, estações de carregamento e outros componentes do ecossistema da mobilidade.
Esta plataforma é um ‘hub’ de dados de dispositivos IoT incorporados nesses ativos e de outros modos de mobilidade, incluindo a partilha de viagens, bicicletas elétricas e serviços de mobilidade, fornecendo um conjunto de dados homogéneo que permite o acesso imediato a informações que, literalmente, direcionam os negócios.
“A mobilidade sustentável não é apenas a coisa certa a fazer. É também uma decisão de negócio inteligente”, afirma Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow. “O verdadeiro poder da mobilidade sustentável é aproveitar o poder do transporte para benefício da organização, seja uma empresa, uma instituição como uma universidade ou uma cidade. A nossa abordagem unificada de mobilidade fornece informações em tempo real que têm impactos positivos em todas as operações das empresas, e não apenas nas suas frotas”.
Em vez de adotar uma abordagem isolada de mobilidade, em que uma empresa considera que apenas necessita de um sistema de gestão de estação de carregamento para veículos elétricos ou de uma aplicação para gestão de frotas, a abordagem inovadora da GoWithFlow considera a mobilidade sustentável como um sistema de negócio integrado orientado por dados. Esta abordagem significa que os decisores podem incorporar dados de mobilidade – de veículos, estações de carregamento, fornecedores de energia, utilizadores e até iniciativas de micro-mobilidade e sistemas públicos – de acordo com as necessidades da organização.
“O que é único e valioso na plataforma da GoWithFlow é a sua gestão integrada tanto da energia como da mobilidade num único serviço”, afirma James Carter, consultor da Visionary Mobility, especializada nas áreas da mobilidade, transporte e automóvel. “Isto permite uma abordagem completamente integrada, o que significa que as empresas podem tomar decisões num único lugar, em vez de terem de consultar e cruzar dados de vários sistemas”.
Com o sistema de Gestão de Mobilidade Sustentável, os decisores podem gerir cinco sistemas críticos: Planeamento de Mobilidade, Gestão de Energia, Gestão de Frotas, Serviços de Mobilidade e Gestão de Transações. O acionista maioritário da GoWithFlow é a Galp, uma das empresas líderes na transição para energia renovável e combustíveis sustentáveis.