O Bifrost é o primeiro serviço de scouting de inovação, focado em encontrar projetos inovadores e de alto impacto capazes de acelerar a transição dos negócios atuais para soluções cada vez mais sustentáveis.
O Green Innovation Group, uma organização dinamarquesa focada no desenvolvimento sustentável, apresentou em Portugal a plataforma Bifrost, um serviço de apoio às organizações e startups empenhadas no desenvolvimento sustentável. O serviço conta já com mais de 4.700 inovações de impacto analisadas e mais de 110 investidores, atualmente a equipa está a fazer o seguimento a cerca de 1.000 e com 205 matches com empresas e organizações.
Segundo as Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão representar uma oportunidade para o setor privado de 12 biliões de euros [12 trilhões (pt-Br)]. O Bifrost facilita, desta forma, o diálogo entre quem desenvolve a tecnologia de impacto e as organizações que querem liderar na inovação focada na sustentabilidade.
Além de diminuir o tempo médio de investigação e desenvolvimento na implementação de inovações no setor da sustentabilidade – estimado entre 5 a 10 anos -, o Bifrost pretende também ajudar as organizações a encontrar as melhores inovações para cada realidade. Para atingir estes objetivos, o projeto conta já com mais de mil especialistas em todo o mundo, que estão constantemente em busca de novas soluções de negócio que enfrentam os desafios globais.
A plataforma dirigida a organizações e empreendedores, apresenta serviços de análise de inovação, como o crescimento financeiro, tamanho da equipa, estado do produto/serviço – de forma a ir ao encontro do que as empresas procuram, sendo que algumas procuram inovações em fase inicial e outras já requerem inovações em fase mais avançada.
O Bifrost traça ainda o perfil do futuro do setor, com uma análise do ecossistema ou um desafio específico relacionado com sustentabilidade e a faz a ponte com outras inovações de impacto para implementar no respetivo negócio além de desenhar o percurso para a integração do primeiro projeto piloto.
Através de uma constante pesquisa, as equipas de
especialistas do Bifrost geram a melhor correspondência entre as organizações e
os seus desafios e a melhor tecnologia sustentável, que permite ao seu negócio
ficar à frente da concorrência.
O Bifrost foi criado pelo Green Innovation Group,
fundado por Frederik van Deurs e Martin A. Petersen, com o objetivo de dinamizar
o surgimento de startups verdes na Europa e outras capitais mundiais como São
Paulo e Xangai. Martin afirma que “criamos esta solução porque não
encontrámos nenhuma que assegurasse a transição das empresas e organizações
para uma lógica baseada na sustentabilidade. O Bifrost foi tornando-se uma
necessidade à medida que íamos conhecendo cada vez mais organizações e os seus
desafios quando falamos de inovação sustentável.
O nome desta solução foi inspirado na mitologia nórdica, onde a Bifrost é a
ponte que estabelece a ligação entre os vários mundos, incluindo a ligação
entre o mundo dos deuses, Asgard, e a Terra, Midgard. Tal como na mitologia
nórdica, esta solução tem como objetivo acelerar a viagem entre dois pontos
distintos.